Dia 19 de setembro, Curitiba recebe a quinta edição do Simpósio Madeira & Construção. O evento promovido pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFR)este ano inova no formato e na programação.
“Optamos este ano por condensar as discussões em um único dia, para otimizar a agenda de profissionais e estudantes. Além disso, agregamos ao conteúdo temas como tendências, para que os participantes tenham a visão de como serão as construções no futuro próximo, e empreendedorismo”, explica o gerente executivo da Apre, AilsonLoper.
No painel Olhar para o futuro, serão apresentadas tendências de comportamento ligadas ao morar, à construção e ao consumo, o papel da edificação de madeira no contexto atual e conceitos de economia e meio ambiente. A primeira parte do evento ainda abre espaço para discussões sobre empreendedorismo e comunicação. “A proposta é oferecer conteúdo prático para os estudantes que logo estarão no mercado de trabalho e para os jovens profissionais”, afirma Loper.
O evento vai mostrar, por exemplo, a experiência bem-sucedida dos estudantes de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Daniela Moro e Gabriel HildebrandTomich, que venceram o Prêmio IbramemAmata 2018 na categoria estudante, com um projeto que uniu o uso de painéis de madeira laminada cruzada (CLT) e intervenção urbana para ocupar espaços ociosos no centro de Curitiba. Um projeto que, segundo a comissão organizadora, se destacou por ser uma solução construtiva viável.
No período da tarde, será a vez de mergulhar no universo da madeira. Os engenheiros Kastner Marcelo Drewello e Rafael Andrade abrem o painel Projetos em Madeira com o tema Projetando estruturas em madeira, ao lado do também engenheiro Fábio Freire, que irá trazer as últimas novidades sobre BIM (BuildingInformationModel) e como o modelo pode ser usado em projetos em madeira.
O Simpósio encerra com o painel Edificações em madeira no mundo. O engenheiro Alan Dias, da Carpinteria, vai contar a experiência que teve ao conhecer o trabalho realizado no Canadá, país referência nas construções com produtos em madeira. Já a arquiteta e especialista em construções com madeira Janice Bernardo irá apresentar aos participantes como a Itália tem inovado no uso da madeira na arquitetura.
As inscrições podem ser feitas pelo site: www.expomadeira.com.br.