Sobre o setor

brasil

O setor florestal brasileiro vem expandindo nos últimos anos em área com florestas plantadas e na produção e consumo de produtos florestais, especialmente devido à crescente demanda mundial por produtos florestais. O Brasil possui 9 milhões de hectares de florestas plantadas e 5,9 milhões de hectares destinados para áreas de preservação e reservas naturais.

Histórico da área plantada no Brasil, por gênero

2009-2019 - Área Plantada (milhares de hectares)

  • Pinus
  • Eucalyptus

Fonte: Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) (2020) elaborado por APRE (2020)

Distribuição da área plantada por Estado (2019)

Fonte: UFPR (2020) e APRE (2020)

As regiões Sudeste e Sul do país apresentam as maiores áreas com florestas plantadas no Brasil, com 41,53% e 27,68% respectivamente. Além de condições climáticas favoráveis, essas localidades apresentam características competitivas como infraestrutura logística (acesso a rodovias, portos e aeroportos), proximidade com os principais centros consumidores, presença de centros de pesquisa e universidades, e importantes polos industriais.

Paraná

Histórico da área plantada no Paraná, por gênero

2010-2019 - Área Plantada (hectares)

  • Pinus
  • Eucalyptus

Fonte: Ibá (2020) e APRE (2020), elaborado por APRE (2020)

Os plantios florestais paranaenses estão distribuídos heterogeneamente pelo Estado. A região do Paraná denominada pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB) como Centro-Sul concentra 84,45% dos plantios, que se localizam principalmente nos núcleos regionais de Ponta Grossa (37,51%) e Curitiba (19,42%).

Distribuição da área plantada por município do Paraná em 2019

Fonte: UFPR (2020) e APRE (2020)

Do total da área plantada no Estado do Paraná, 46% está sob a gestão das empresas associadas à Apre.

Entre as empresas associadas à Apre, o IMA médio para pinus e eucalipto, é cerca de 13% maiores que a média nacional.

Para cada hectare de floresta plantada para fins produtivos, as associadas da Apre possuem aproximadamente outro hectare de floresta natural destinada à conservação.

89% do total da área plantada das associadas da Apre estão certificadas.

As associadas da APRE mantêm cerca de 82 programas sociais, sendo relacionados ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades, meio ambiente, saúde e cultural.

Atualmente o Paraná é o estado que detém a maior produção silvicultural do Brasil, possuindo também um dos parques industriais mais diversificados do setor em todo o país.

O Paraná é responsável pela metade do volume de madeira de pinus produzido no Brasil.