A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) acaba de anunciar a 2º edição do Prêmio APRE Florestas de Jornalismo. As inscrições já estão abertas e vão de 29 de maio a 25 de outubro de 2024, com trabalhos veiculados entre 01 de janeiro de 2024 e 25 de outubro de 2024.
O tema central desta edição será “O futuro sustentável está nas florestas plantadas”– poderão concorrer as matérias jornalísticas que envolvam as florestas plantadas e o papel delas nessa busca por sustentabilidade. Dentro da temática “florestas plantadas”, podem ser abordadas questões como bioeconomia; sustentabilidade; dados econômicos; importância do setor florestal; inovação; tecnologia; gestão; trabalhos sociais; entre outras.
O objetivo é estimular a cobertura jornalística de qualidade relacionada ao setor de florestas plantadas do Paraná, para reforçar a importância do segmento para a economia do estado e os benefícios sociais e ambientais gerados, além de reconhecer a excelência do trabalho da imprensa.
Poderão concorrer veículos de imprensa de todo o Brasil, respeitando a abrangência territorial geográfica do prêmio – reportagens focadas no estado do Paraná, com matérias jornalísticas relacionadas ao tema principal, produzidas por um ou mais profissionais, e que tenham sido publicadas/veiculadas entre 01 de janeiro de 2024 e 25 de outubro de 2024.
O prêmio terá três categorias – Reportagem escrita (jornais, revistas, sites, portais e blogs); Reportagem de áudio (produções veiculadas em rádio ou plataformas de podcast); e Reportagem de vídeo (reportagens transmitidas em emissoras de televisão, sites ou plataformas de compartilhamento de vídeo).
O primeiro lugar de cada levará o prêmio de R$ 3.000 + certificado + troféu. Já o segundo será contemplado com R$ 1.500 + certificado + troféu. Por fim, o terceiro colocado receberá um leitor digital de livros + certificado + troféu. Haverá, ainda, uma Menção Honrosa oferecida pela Embrapa Florestas aos trabalhos jornalísticos que, entre os classificados, também abordem questões como ciência, pesquisas científicas, institutos e universidades. No entanto, isso não servirá como critério de avaliação ou desclassificação.
Os finalistas serão divulgados no site e pelo e-mail cadastrado na inscrição. Já os vencedores serão conhecidos no dia 29 de novembro de 2024, durante o Jantar Anual da APRE, que acontecerá no Maggiore Eventos, em Curitiba (PR). A Associação irá custear as despesas de viagem do finalista, caso o profissional seja de outra cidade.
Acesse o regulamento na íntegra aqui.