Sala de Imprensa

WFE: um programa de imersão no mercado florestal e na indústria da madeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Seguindo a tradição em realizar encontros com conteúdo técnico e informações de mercado, ao mesmo tempo em que proporciona networking de qualidade, a Malinovski preparou para a segunda quinzena de julho e começo de agosto o primeiro programa de imersão no mercado florestal brasileiro e na indústria da madeira. O Wood Forest Experts será uma jornada on-line de seis encontros, todos às sextas-feiras pela manhã, cada um deles abordando um dos macros temas: Celulose e Papel; Siderurgia; Indústria de Madeira Sólida; Oferta e Demanda – Visão de Produtores e Compradores; Oferta e Demanda – Visão de Consultores; Temática ESG com Mercado de CO2.

Ao todo, haverá apresentação de 30 profissionais, das principais empresas do setor e que atuam no mercado nacional e internacional. Profissionais de empresas associadas à Apre têm 10% de desconto no valor da inscrição.

De acordo com Ricardo Malinovski, CEO da Malinovski, empresa organizadora do programa de imersão, a intenção do Wood Forest Experts é buscar respostas para as incertezas de mercado e identificar as novas possibilidades que estão surgindo nos últimos tempos. “Convidamos 30 verdadeiros experts, cada um em sua área, para fazerem parte dos painéis do WFE. Acreditamos que o momento seja oportuno para uma jornada online, impactante e inovadora”, afirma ele.

Sobre os painéis

Celulose e Papel

Expansões mundiais de empresas de papel e celulose estão sendo anunciadas. A produção e exportação de celulose cresce a cada dia e o Brasil se destaca como um dos principais produtores de celulose no mundo.

Mas como de fato está o mercado mundial e nacional de papel e celulose?

O segmento prevê crescimento para os próximos anos?

Quais serão as estratégias para atender o mercado?

Neste encontro vamos discutir sobre o mercado brasileiro e global de celulose e papel e sobre embalagens que buscam atender o compromisso com a sustentabilidade, presente em diversos nichos de mercado.

Siderurgia

O carvão vegetal, oriundo de florestas plantadas, é matéria-prima essencial para a indústria siderúrgica. O comportamento do mercado interno e externo nos últimos anos e impactos da pandemia, fez com que a indústria consumisse mais carvão vegetal.

Como o preço final do aço e gusa é impactado pela demanda de matéria-prima?

Desde 2018 a produção de aço bruto diminuiu. Quais são as perspectivas de produção a partir de 2021?

Haverá retomada de investimentos no setor?

Minas Gerais é um dos estados com maior concentração de siderúrgicas e o que tem a maior área com florestas plantadas no Brasil. Com isso, nada mais justo a presença de experts de empresas do estado para discutir sobre o mercado siderúrgico.

Indústria de Madeira Sólida

Madeira serrada, molduras, compensados, pellets, todos têm em comum a dependência de madeira sólida como matéria-prima. O Brasil é um grande exportador em todos estes segmentos e apresentou crescimento no volume exportado nos dois últimos anos.

A variação do dólar foi responsável pelo aumento de volume exportado?

A quantidade de área com florestas plantadas de pinus é suficiente para atender a demanda interna e de exportação?

Como estão as indústrias de madeira sólida no atual momento? E quais são as perspectivas para o futuro?

Neste encontro vamos discutir com experts da indústria sobre tendência e mercado de madeira serrada, painéis, molduras, compensados e pellets.

Oferta e Demanda – Visão de Produtores e Compradores

Com panorama de tendências, perspectivas e mercado de celulose e papel, siderurgia e indústria de madeira sólida, neste encontro vamos discutir a oferta e demanda de matéria-prima oriunda de florestas plantadas na visão do produtor e do comprador.

Quais são os principais desafios para a produção de floresta plantada?

A produção de florestas plantadas está ameaçada em função da competitividade do setor agrícola e pecuário?

Qual o preço de madeira aceitável para produtores e compradores?

Neste painel mergulharemos nestas questões com experts de empresas que estão dos dois lados. Vamos analisar o cenário nas principais regiões florestais do Brasil.

Oferta e Demanda – Visão dos Consultores

Com embasamento da oferta e demanda na visão dos produtores e compradores, este encontro será o momento para escutar o que os consultores experts têm para falar sobre as projeções mercadológicas e o comportamento do mercado brasileiro nas diferentes regiões do país.

O apagão florestal vai se tornar realidade em algumas regiões?

Quais são as projeções e comportamentos do mercado florestal?

O valor do preço da árvore em pé vai continuar subindo?

Para aprofundar estas questões contamos com a presença de experts das principais consultorias que atuam no mercado brasileiro, como a BM2C, Forest2Market, STCP, Innovatech e Malinovski.

Temática ESG e Mercado de CO2

Meio ambiente, sociedade e governança são temas presentes dentro das principais empresas líderes de mercado. O termo vem aparecendo cada vez mais ao mesmo tempo em que incorpora políticas de boas práticas.

A economia verde visa emissão de baixo carbono, eficiência no uso de recursos naturais e inclusão social.

Como esta nova tendência de gestão está inserida no mercado brasileiro?

O mercado conseguirá atrair novos investidores fortalecendo a sua sustentabilidade?

Esses dois assuntos serão discutidos com experts da Ibá, Suzano, Plantar Carbon, BTG Pactual e CMPC Brasil.

Saiba mais

Para ver mais detalhes, programação completa e como fazer a inscrição acesse: www.woodforestexperts.com.br

Imagem: Divulgação Malinovski