Sala de Imprensa

WestRock: Economia Circular em ação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Ao contrário da tradicional Economia Linear, a bioeconomia circular evita o desperdício, a geração e o envio de resíduos para aterros. Para construir um futuro mais sustentável, a WestRock opera dentro dos princípios da bioeconomia circular de baixo carbono, aumentando a produtividade, reduzindo a demanda por matérias-primas e otimizando processos energéticos. Ainda assim, entendemos que podemos ir além. Utilizamos, continuamente em nossos produtos, soluções e operações dos 5Rs® de Sustentabilidade WestRock: Repensamos, Reduzimos, Reutilizamos, Reciclamos, Regeneramos.

Na fabricação de produtos WestRock, usamos os recursos com responsabilidade, para que eles retornem ao processo, circulando em nossa cadeia de forma eficiente. A fábrica de reciclagem de aparas, em Três Barras (SC), recicla anualmente mais de 98 mil toneladas de papel e papelão pós-consumo, que são incorporadas a novos produtos. Indo além, uma de nossas metas de sustentabilidade até 2030 é oferecer embalagens cada vez mais circulares para nossos clientes, reduzindo o desperdício, por meio do melhor aproveitamento de matéria-prima e uso eficiente de insumos, como fibra, cola e plástico. 

Em nossas operações, mais uma forma de colocar a economia circular em ação é com o uso de energia de fontes renováveis: em nossa fábrica de papel Hyperform®, em Três Barras (SC), reutilizamos resíduos das operações para produzir energia, substituindo o uso de produtos de origem fóssil, o que também reduz a emissão de gases de efeito estufa. Os biocombustíveis, como a biomassa e o licor preto, representarão 85% de nossa fonte de energia, assim que concluirmos o projeto de expansão da unidade, em 2021. Ainda assim, temos como compromisso de Sustentabilidade até 2030 ampliar o uso de energia renovável em todas as nossas unidades, colaborando para uma economia cada vez mais sustentável e de baixo carbono.

E nossas iniciativas não param por aí: também transformamos, por meio da compostagem, resíduos sólidos biodegradáveis da produção de papel Hyperform® em composto orgânico – ideal para a agricultura, já que é rico em nutrientes e ajuda a regenerar o solo. Entre 2019 e 2020, 95,5% desses resíduos foram transformados para reutilização, totalizando em mais de 117 mil toneladas de condicionador de solo distribuídas gratuitamente para a comunidade, para o uso em hortas, pomares, na agricultura familiar, entre outros.