Funcionários(as) de todo o país contam com psicólogos que atendem 24 horas, todos os dias da semana. Serviço de telemedicina, lives de meditação e automassagem também foram disponibilizados.
Oferecer um ambiente seguro para os funcionários em meio a pandemia da Covid-19 está entre as prioridades da WestRock, desde fevereiro de 2020. Baseada em seus valores Responsabilidade, Respeito, Integridade e Excelência, a empresa, líder global em soluções únicas e sustentáveis em embalagens de papel e papelão ondulado, promove iniciativas para reduzir a contaminação da doença e para colaborar para o bem-estar dos seus 2.100 funcionários em todo o Brasil.
Como parte de um setor essencial à população, especialmente durante a pandemia, já que embalagens armazenam e transportam itens como medicamentos, alimentos e produtos de higiene e limpeza à população, todas as operações fabris WestRock permaneceram ativas durante todos os meses da pandemia. Todos os funcionários das áreas com possibilidade de trabalho remoto passaram a trabalhar em home office já no início da pandemia. Já para aqueles que têm suas funções diretamente relacionadas à produção, a empresa com o senso de Responsabilidade guiando suas ações e pensando sempre na saúde e segurança das pessoas em primeiro lugar, investiu massivamente em desenvolver e implementar protocolos que vão muito além dos estabelecidos pelas mais exigentes autoridades sanitárias, provendo todo suporte necessário para que possam realizar as atividades em segurança sanitária. Como testes com alto índice de confiabilidade (RT-PCR) – mais de 16 mil já foram aplicados em funcionários e terceiros -, equipamentos para aferição de temperatura nas portarias; distribuição de máscaras PFF2 e oxímetros para os trabalhadores, além de gratificação extraordinária em um total de cerca de R$ 2,2 milhões de reais, em retribuição ao esforço e comprometimento dos funcionários, além de mais de R$1,5 milhão em doações para a comunidade além de 21 toneladas de alimentos.
Já outros cerca de 300 funcionários das áreas corporativas puderam trabalhar de suas casas, sem que fosse necessário o deslocamento. E após um ano, migraram para o trabalho remoto permanente, o Work From Anywhere. Receberam auxílio para compra de móveis e equipamentos de escritórios, auxílio para contratação de internet e para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e ergonômico.
No entanto, para a WestRock, responsabilidade corporativa é oferecer mais do que estrutura física e equipamentos de proteção individual. A empresa também desenvolveu ações pela saúde mental de sua gente. Entre as iniciativas, atendimentos social, psicológico e até jurídico e financeiros são oferecidos aos funcionários e seus familiares 24 horas por dia, todos os dias da semana de qualquer lugar do Brasil. O programa chamado “WestRock ao seu lado” já fazia parte dos serviços disponibilizados aos funcionários e foi revisitado e é fundamental diante do contexto da pandemia. Nele, profissionais de uma empresa especializada contratada para realizar aconselhamentos, atendem os funcionários que podem falar sobre sentimentos como medo e ansiedade, problemas relacionados ao sono, e até orientam aqueles que estão com dificuldades financeiras ou jurídicas. Os atendimentos são totalmente confidenciais.
Outra iniciativa é a elaboração de um questionário periódico sobre bem-estar emocional para todos os funcionários. Segundo Heloísa Lopes, diretora de Recursos Humanos e Saúde da WestRock Brasil, a pesquisa ajuda na avaliação da saúde mental de seus funcionários e assim, a tomada de decisões para colaborar com a melhoria da qualidade de vida das pessoas: “O questionário nos possibilita avaliar ao longo do tempo como evoluem os sentimentos e a saúde mental da nossa gente. Assim podemos apoiá-los de forma assertiva”.
A pesquisa é voluntária e oferece a possibilidade de, caso a pessoa sinta necessidade, conversar com um psicólogo, via telefone. A WestRock também realiza encontros virtuais para orientar os funcionários a valorizarem momentos com a família, com estudos, lazer e respeitem os períodos de descanso. “Para isso, implementamos boas soluções. Estamos investindo, por exemplo, em treinamento que ajudem a nossa liderança a fugir do microgerenciamento, orientar seus times e priorizar o que realmente importa”, reforça Heloísa.
Todos os funcionários também tiveram acesso virtual a lives de meditação e ginástica laboral semanais, aulas de automassagem e serviço de telemedicina. Também foram produzidos vídeos e rodas de conversa online sobre Saúde Mental, gestão de Times em Tempos de Covid-19, Agilidade e Adaptabilidade, Mindset de Crescimento e Diversidade, Inclusão, Equidade e Pertencimento.
Além disso os funcionários e suas famílias receberam boletins de atualização de novos protocolos de prevenção, saúde e segurança e outras ações relacionadas à Covid-19 e comunidades, incluindo atividades e conteúdos voltados às crianças, como jogos, caça-palavras, desenhos etc. O objetivo foi conscientizar todas as pessoas sobre o seu papel na prevenção contra a doença e no cuidado da saúde mental em suas famílias e em toda comunidade.
Foto: Divulgação WestRock