Sala de Imprensa

Webinar debate a digitalização na floresta plantada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O diretor executivo da Apre, Ailson Loper, participou, no dia 17 de junho, do webinar “Revolução Digital na Floresta Plantada”, promovido pela Embaixada da Finlândia, Business Finlândia e FinnCham Brazil (Câmara de Comércio Brasil-Finlândia). Empresas de tecnologia e de base florestal do Brasil e da Finlândia apresentaram soluções para a conexão do campo e como os dados podem ser utilizados para maior eficiência operacional, sustentabilidade e confiabilidade. Com seis palestras, o evento on-line contou com a presença de mais de 200 pessoas ao vivo e já está disponível na íntegra no YouTube.

Segundo o embaixador da Finlândia, Jouko Leinonen, Brasil e Finlândia possuem um histórico sólido de cooperação, sobretudo nas áreas de tecnologia e florestal. “O Brasil possui as florestas mais competitivas do mundo e a Finlândia possui tradição na produção de árvores, sendo o berço de muitas inovações, tecnologias e soluções para o setor. Desde as primeiras máquinas de papel instaladas na década de 1960, até hoje, os dois países mantêm uma relação transferência de conhecimento e tecnologia de ponta”, complementou.

Para o embaixador José Carlos Fonseca Jr., diretor executivo da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), Os investimentos estimados em R$ 35 bilhões para os próximos anos, na indústria de base florestal brasileira evidenciam o papel de liderança que o nosso país assume na produção de bioprodutos, visando crescimento sustentável.

A cooperação entre as empresas de tecnologia e florestal foi o foco do evento. Soluções que hoje passam desde a conectividade do campo, com a expansão e instalação de redes 4G, salientada na palestra da Nokia e Associação ConectarAgro, que apontam para a floresta de precisão e as oportunidades de crescimento do setor no Brasil destacada na fala da empresa de produtos à base de celulose Stora Enso.

A fabricante finlandesa de máquinas de colheita florestal, Ponsse, destacou as soluções digitais que surgem com o desenvolvimento da tecnologia e a Colective Crunch mostrou o uso de inteligência artificial para geração de dados e mapas confiáveis e detalhados.  Por fim, a Business Finland, agência de fomento finlandesa destacou os incentivos para as empresas desenvolverem suas tecnologias no Brasil.

No encerramento do evento, o diretor executivo da ABAF destacou que a competitividade brasileira na produção de bioprodutos é destaque e a demanda por florestas plantadas irá atrair ainda mais tecnologia para o campo.

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) apoiaram o evento, que contou com a parceria de importantes nomes da tecnologia e do agro, como Nokia, CollectiveCrunch, Stora Enso e Ponsse.

Foto: divulgação Ibá