Sala de Imprensa

Valor Bruto da Produção Agropecuária deve crescer em 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O valor bruto da produção Agropecuária (VBP), que mostra a evolução do desempenho das lavouras e da pecuária ao longo do ano e corresponde ao faturamento bruto dentro do estabelecimento, deve ter um salto ainda maior em 2021. É esperado um aumento de 12% passando de R$ 897 bilhões para mais de um trilhão de reais.

Exportações

As exportações do agronegócio foram de 5,67 bilhões de dólares em Janeiro deste ano, um recuo de 1,3% na comparação com Janeiro do ano passado. De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura. A queda nas exportações de soja em grão de Quase meio milhão de dólares explicam o recuo das exportações do agronegócio no mês de janeiro. Essa redução foi compensado em grande parte pelo aumento do valor exportado de quatro produtos: milho, açúcar de cana bruto, café verde e farelo de soja 

Florestas

E mesmo ocupando apenas 5% da área territorial do Paraná, as florestas plantadas fazem do Estado um dos líderes nacionais em cultivo, produção, industrialização e exportação, com a cadeia mais completa do país. Existem no estado mais de 6 mil empresas florestais que representam 10% do total brasileiro. Segundo levantamento realizado pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) e divulgado no estudo setorial.

O setor de florestas plantadas movimenta anualmente o comércio e os serviços locais, os municípios, onde estão instalados os plantios. As indústrias e toda a cadeia de suprimento contribuem para a transformação social e econômica de diferentes regiões do Estado.    

Foto: Jaelson Lucas / AEN