Sala de Imprensa

Trump anuncia tarifa de 10% para produtos importados do Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Tarifas recíprocas serão de ao menos metade da alíquota cobrada pelos países aos produtos americanos. Taxas serão aplicadas a partir de 5 de abril.

Por Isabela Bolzani, g1 – 02/04/2025 17h09

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, disse nesta quarta-feira (2) que o país passará a cobrar 10% de todas as importações do Brasil, como parte do decreto que estabelece tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos EUA.

O republicano também detalhou as demais tarifas que serão cobradas dos países que taxam produtos norte-americanos. Segundo ele, as tarifas recíprocas serão ao menos metade da alíquota cobrada pelos outros países, sendo a taxa mínima de 10%.

As tarifas serão aplicadas a partir de 5 de abril. Já as tarifas recíprocas individualizadas, mais altas, serão impostas aos países com os maiores déficits comerciais com os EUA a partir do dia 9.

“As nações estrangeiras finalmente serão convidadas a pagar pelo privilégio de acesso ao nosso mercado, o maior mercado do mundo.”

No caso do Brasil, a base para todos os produtos é de 10%. Aço e alumínio, que têm taxas próprias já anunciadas, seguem com 25% de taxa.

“A partir de amanhã, os EUA implementarão tarifas recíprocas sobre outras nações. […] Vamos calcular a taxa combinada de todas as suas tarifas, barreiras não monetárias e outras formas de trapaça. […] cobraremos deles aproximadamente metade do que eles têm cobrado de nós”, afirmou.

Trump também deu exemplos das taxas que serão cobradas de outras nações. Veja abaixo a tabela com alguns dos países.