Sala de Imprensa

Técnicos do IAT participam de treinamento sobre silvicultura de nativas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Cerca de cem técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) participaram, em 24/06, de um treinamento na Embrapa Florestas sobre a situação florestal do Paraná e alternativas para a silvicultura de espécies florestais nativas. 

A primeira parte foi apresentada pela pesquisadora Yeda Malheiros de Oliveira, que mostrou a evolução da vegetação no Paraná, os processos de evolução do uso da terra e os sistemas de informação hoje disponíveis para acompanhamento do uso da terra, com destaque para o levantamento feito pelo próprio IAT (clique para acessar). A pesquisadora também discutiu a temática da sucessão florestal e os parâmetros e métodos para se classificar uma área. 

Na segunda parte do treinamento, o pesquisador aposentado Paulo Ernani Carvalho levou os técnicos do IAT para campo e discutiu in loco a silvicultura de nativas, mesclando seu profundo conhecimento sobre nativas a histórias pitorescas sobre as espécies.

Embrapa Florestas e IAT são parceiros há muitos anos, especialmente na organização de treinamentos e ações voltados ao desenvolvimento florestal do Paraná. Hoje, o Estado do Paraná conta com uma cobertura de florestas naturais de 29%, com uma cobertura maior nas áreas do litoral e nas florestas com Araucária.

Segundo Erich Schaitza, chefe geral da Embrapa Florestas, “este é um importante esforço de capacitação para que estes técnicos tenham as informações mais recentes de pesquisa com nativas e possam aplicá-las em seu dia a dia”.

Foto:  Paula Saiz