Sala de Imprensa

Em 1ª reunião, chanceleres de Brasil e EUA acertam início de negociação de tarifa

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, se reuniram por uma hora no dia 16 de outubro na Casa Branca, em Washington.

Os dois chanceleres fizeram uma primeira reunião reservada de cerca de 15 minutos, e logo após um segundo encontro, de aproximadamente 45 minutos, que teve a participação do representante de comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês), Jamieson Greer, e de diplomatas dos dois lados.

Em uma breve declaração à imprensa, o chanceler brasileiro disse que encontro foi “muito produtivo, num clima excelente de descontração e de troca de ideias e posições de uma forma muito clara e muito objetiva”.

Segundo Vieira, houve “muita disposição para trabalhar em conjunto para traçar uma agenda bilateral de encontros para tratar de temas específicos de comércio”.

“Durante todo o encontro, prevaleceu a atitude construtiva e voltada a aspectos práticos da retomada das negociações entre os dois países, em sintonia com a boa química e o que foi decidido sobretudo no telefonema recente entre o presidente Lula e o presidente Trump”, disse Vieira.

“Isso foi um princípio auspicioso de um processo negociador no qual trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as relações bilaterais”, afirmou o chanceler brasileiro.

Vieira disse que reiterou a posição brasileira sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo americano contra o Brasil a partir de julho e disse que isso irá demandar um processo de negociação a ser iniciado “nos próximos dias”.

“Já estamos trabalhando na montagem de uma agenda de reuniões e manterei contato direto com o secretário Rubio nos próximos dias para monitorar o avanço e estabelecer prazos para novos encontros”, disse o chanceler.

A expectativa é de que esse encontro entre os chefes da diplomacia do Brasil e dos Estados Unidos sirva para preparar uma reunião formal entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, ainda sem data definida.

Em comunicado conjunto após a reunião, Rubio e Greer disseram que tiveram com o ministro brasileiro “conversas muito positivas sobre comércio e as questões bilaterais em curso”.

Segundo o comunicado, os três “concordaram em colaborar e conduzir discussões em múltiplas frentes no futuro imediato e estabelecer um plano de ação”.

“Ambos os lados também concordaram em trabalhar juntos para agendar uma reunião entre o presidente Trump e o presidente Lula o mais cedo possível”, diz a nota.

Sobre esse encontro, o presidente da APRE, Fabio Brun, concedeu entrevista à Rádio Jovem Pan sobre as expectativas em torno da negociação das tarifas.

Confira aqui.

Fonte: BBC