Em breve, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) vai lançar a terceira edição do estudo setorial. Este ano, o mapeamento das áreas plantadas está sendo realizado pela startup Canopy Remote Sensing Solutions, uma empresa que combina ciência e tecnologia de sensoriamento remoto (satélites, aviões ou drones) para entregar soluções inovadoras em mapeamento, inventário e monitoramento florestal. Assim, o Estudo Setorial APRE 2022 trará o mais recente levantamento com imagens de satélite, com alta precisão e caracterização das florestas plantadas no Estado.
“Esse será o estudo mais detalhado já realizado no setor florestal paranaense. E o mais interessante é que Canopy está levantando dados em todo o território nacional, então a precisão de informações será excelente não só para o Paraná, mas para o Brasil todo. Conseguiremos ter um mapeamento real e seguro da área ocupada pela silvicultura”, destaca Zaid Ahmad Nasser, presidente da APRE.
Segundo Fabio Gonçalves, cofundador e CEO da Canopy, a empresa realizou um levantamento inédito das florestas plantadas no país, incluindo mapeamento detalhado em escala de talhão; identificação do gênero plantado; determinação da data de plantio; estimativas da produtividade e do estoque de madeira; e informações de solo, clima, relevo e outras bases de interesse. As imagens obtidas trazem dados de áreas com a partir de 0,25 hectare cultivado, mostrando expansão ou retração da base. Tudo isso, na avalição do CEO, é estratégico para a tomada de decisões.
“O Plano Nacional de Florestas Plantadas estabeleceu como meta ampliar a área de produção em dois milhões de hectares até 2030 (cerca 20%). A missão que abraçamos na Canopy é a de usar o estado da arte em geotecnologias para entregar não só um raio-x completo das áreas de floresta cultivada no Paraná e no Brasil, mas um sistema de suporte à decisão florestal, com informações sistemáticas, precisas e atualizadas para apoiar a formulação de políticas públicas e o desenvolvimento do setor”, afirma Fabio Gonçalves.
O mapeamento está na última fase e, nos próximos dias, a Canopy entregará o relatório final. Os dados serão divulgados nacionalmente pela Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) e, regionalmente, pelas Associações, como a APRE. Depois, as informações serão atualizadas continuamente e disponibilizadas na plataforma Canopy Insight, um sistema de inteligência florestal, que possibilita ao usuário explorar mapas, gráficos e estatísticas de florestas plantadas em qualquer área e escala de interesse.
Foto: Banco de imagens APRE – Zig Kock