Mesmo em meio à instabilidade econômica do País, o setor de árvores cultivadas segue sólido, representando 1,2% do PIB nacional e em movimento de expansão. Reflexos deste avanço são as 4.000 vagas de empregos anunciadas para diferentes níveis de formação em mais de 10 estados. A oportunidades são de empresas como Bracell, CMPC, Eldorado, International Paper, Klabin, Oji, Suzano e WestRock. Os candidatos podem se cadastrar via internet.
As vagas vão desde o nível de aprendiz até cargos que exigem mais experiência. As áreas de atuação passam por postos nas áreas florestal, indústria e logística, além de oportunidades em obras realizadas em expansões de fábricas.
Com os dois pés na bioeconomia, este é um setor que trabalha por um futuro sustentável por meio de bioprodutos essenciais para a sociedade, atuando em sinergia com a natureza e investindo constantemente para processos fabris mais limpos. Toda a cadeia abrange desde o cultivo de madeira para fins industriais, até o processo fabril, quando a matéria-prima é convertida em itens reutilizáveis, recicláveis e, em sua maioria, biodegradáveis de fato.
Ao todo, são mais de 5.000 produtos e subprodutos fundamentais para o dia a como embalagens de papel, papel para imprimir e escrever, fraldas, lenços, papel toalha, produtos de limpeza, máscaras cirúrgicas, pisos laminados, móveis de madeira, entre uma infinidade. O setor possui zona de influência em cerca de 1.000 municípios, entre fábricas e áreas florestais
“A indústria de árvores cultivadas é muito sólida e vem há anos escalonando seu crescimento, gerando divisas ao Brasil, produzindo itens essenciais para todos e cumprindo um compromisso com a sociedade. Há investimentos na ordem de R$ 35,5 bilhões anunciados até 2023 e o reflexo deste trabalho organizado são o crescimento e as milhares de oportunidades por todo o país, que se somarão aos 1,4 milhões de postos de trabalho que o setor já gera. Este movimento é fundamental para os milhões de brasileiros e brasileiras que hoje estão buscando oportunidades, em meio a uma instabilidade econômica, aprofundada pelo período de pandemia”, analisou Paulo Hartung, presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
Abaixo, detalhes sobre as vagas disponíveis:
Klabin
Com oportunidades em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Ceará, Amazonas e Goiás, a Klabin, maior produtora e exportadora de embalagens no Brasil, busca perfis variados, com vagas abertas para aprendiz, área operacional, profissionais de nível técnico e de nível superior nas frentes florestal, industrial e corporativa.
Os candidatos podem se inscrever em: site Klabin.
WestRock
Companhia fabricante de embalagens de papelão ondulado, que possui tecnologia inovadora de impressão em caixas deste modelo possui oportunidades em Santa Catarina e São Paulo. Mais detalhes aqui.
Bracell
A Bracell, fabricante de celulose solúvel, matéria prima versátil e sustentável que pode ser aplicada e dezenas de produtos, está com projeto de expansão de sua produção com uma unidade fabril no interior de São Paulo, no município de Lençóis Paulista. A companhia prevê oportunidades de emprego nas atividades industriais, florestais e logística.
As inscrições estão disponíveis em: site Bracell e Vagas.com.
CMPC
A maior indústria do Rio Grande do Sul a CMPC – produtora de celulosa branqueada a partir da fibra curta de eucalipto oferece vagas em todo o Brasil.
Os candidatos podem conferir as oportunidades em: CMPC Carreiras.
Eldorado Brasil Celulose
Para início imediato, a Eldorado, referência no mercado de celulose, disponibiliza novas vagas de emprego, em posições operacionais e de liderança nas áreas Florestal, Industrial, Transportadora, Corporativa e de Tecnologia da Informação, em Mato Grosso do Sul, para atuar nas unidades de Água Clara, Inocência e Selvíria.
Todas as vagas estão descritas no site da empresa.
International Paper
Uma das principais fabricantes de papel do mundo está com oportunidades para as posições Operacional, Analista e Especialista, nas regiões de Mogi Guaçu, Luiz Antônio e Três Lagoas. Para mais informações, acesse o site ou a página no Linkedin.
Oji Papéis
Referência em papéis especiais, a Oji tem atuação global e possui vagas para estágio e técnico de segurança.
Detalhes aqui.
Suzano
Maior produtora de celulose de fibra de eucalipto do mundo, a Suzano tem vagas abertas para atender seus planos de negócios durante o ano, e os interessados em fazer parte da equipe podem encontrar mais informações em: Kenoby.
SOBRE A IBÁ
A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 48 empresas e 10 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais. Saiba mais em www.iba.org.