Sala de Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro volta a fazer parte do Ministério do Meio Ambiente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Após quatro anos sendo gerido pelo Ministério da Agricultura na gestão Bolsonaro, o Serviço Florestal Brasileiro (sfb) volta a fazer parte do Ministério do Meio Ambiente, comandado pela ministra Marina Silva, em seus primeiros anos no novo governo federal. Com o SFB, volta para debaixo do guarda-chuva do MMA a gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), componente central nas estratégias de regularização fundiária do País.

O SFB o órgão tem o objetivo de promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal, tornando a agenda florestal estratégica para a economia do país. Ao longo dos quinze anos de existência, o órgão vem aprimorando ferramentas de gestão, no âmbito federal, do Cadastro Ambiental Rural, das concessões das florestas públicas e do Inventário Florestal Nacional, dentre outros programas da ciência florestal.

Em seu discurso de posse, no início de janeiro, Marina Silva também anunciou criação da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial e Fundiário. “Quando chegarmos ao desmatamento zero, não precisaremos mais da Secretária Extraordinária de Desmatamento. Então, esse secretário sabe que a taxa de sucesso dele será medida no dia que o Presidente Lula extinguir a secretária extraordinária de desmatamento”, brincou Marina Silva.

Foto: Banco de imagens APRE – Zig Koch