Hoje (21), no canal do YouTube da Escola Nacional de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Enagro/Mapa), o Serviço Florestal Brasileiro deu início às lives do Portal Saberes da Floresta.
O objetivo é realizar, até março do ano que vem, cinco lives e um seminário com temáticas relacionadas aos cursos ofertados pelo Portal.
O primeiro tema escolhido foi concessão florestal. Para o coordenador-geral de Fomento e Inclusão Florestal do SFB, Fernando Castanheira, a escolha do tema foi devido a sua relevância como uma das principais ferramentas de fomento ao desenvolvimento florestal do país e por sua importância no âmbito do SFB. Além disso, foi e continua sendo um dos cursos mais procurados na plataforma.
O debate, nesse primeiro evento, contou com a participação do gerente do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Leonardo Martin Sobral, com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental), Milton Kanashiro, e a coordenadora-geral de Concessão Florestal e Monitoramento do SFB, Cristiana Galvão. A moderação ficou a cargo de Castanheira.
Para o coordenador-geral, eventos como esse tem o objetivo de aprofundar o diálogo com a sociedade a respeito dos temas dos cursos do Portal Saberes da Floresta.
Já para a diretora de Desenvolvimento Florestal do SFB, Lizane Ferreira, esses temas trazem em si desafios e oportunidades para o desenvolvimento do setor florestal. “Abrir canais para uma discussão mais qualificada e ampliada é uma das estratégias do SFB para divulgar os cursos e ampliar o debate sobre esses temas. O objetivo também é criar uma rede de pessoas que fizeram a capacitação e trazer para perto esse conjunto de atores tão importantes para o setor, gerando oportunidades de troca de experiências e possibilitando o aperfeiçoamento do Portal e gerar perspectivas para novos cursos”, afirmou Lizane.
O desafio de promover o efetivo uso sustentável das florestas como atividade econômica para produtores e comunidades rurais e geração de divisas para o país demanda, dentre outras questões, ganho de escala e capilaridade nas ações desenvolvidas. Desse modo, a educação a distância foi identificada como uma modalidade educacional para dinamizar e oportunizar troca de saberes e tecnologias entre os diferentes atores prioritários do setor florestal, em seus diversos biomas, e busca superar os limites de tempo, espaço, equipe e recursos.
No próximo mês, haverá mais dois eventos: Manejo Florestal Comunitário e Familiar e Recomposição com ênfase nas Florestas Tropicais. Na sequência, em dezembro, Gestão de Empreendimentos Comunitários e Cooperativas e Associações. Em fevereiro, Óleos e Resinas Florestais. Em março, ocorrerá o seminário “Saberes em Perspectiva”.
Para quem não pôde acompanhar a transmissão ao vivo, basta acessar o canal da Enagro no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=r2Z06j8ACi4
Ontem (20) o portal Saberes da Floresta abriu o oitavo ciclo de cursos. Quem ainda não teve a oportunidade de se inscrever, basta acessar o site https://saberes.florestal.gov.br/.
Foto: Captura de tela – Serviço Florestal Brasileiro