Reconhecido nacional e internacionalmente pelo trabalho realizado dentro das boas práticas ESG, o setor de floresta plantadas (eucaliptos) continua colhendo resultados e reinvestindo em seus compromissos ambientais. Conforme registrado no Relatório Anual 2022 da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), o setor já tem no seu pipeline investimentos R$ 60,4 bilhões a serem realizados até 2028.
Os recursos devem ser aplicados em florestas, pesquisa e desenvolvimento, operações e modernização ou construção de novas unidades. Como resultado, é esperada a melhoria contínua de índices como os 6 milhões de hectares (ha) de áreas conservadas em paralelo aos 9,93 milhões de hectares de árvores cultivadas, comumente plantadas em terras degradadas.
Para se ter uma ideia, o espaço de matas preservadas equivale, com sobra, ao tamanho do estado do Rio de Janeiro caso estivesse localizada em um único terreno. A técnica utilizada, porém, é de mosaico florestal onde grupos de árvores nativas são intercalados com cultivos comerciais.
O sistema contribui na manutenção da biodiversidade, o que possibilitou o registro de mais de 8 mil espécies diferentes de fauna e flora nos territórios das empresas mapeadas.
Foto: Banco de imagens APRE – Zig Koch