Recentemente, a APRE participou de duas reuniões muito relevantes para o nosso setor: Conselho Consultivo do Parque Nacional dos Campos Gerais, e Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas (CSFP).
Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional dos Campos Gerais
A reunião foi realizada no dia 19 de agosto, com palestra do professor Carlos Hugo sobre o tema “Conservação da Natureza e Turismo Sustentável”. Ele expressou a importância de um projeto comunitário para promover a conservação e o turismo no Parque, assim como a necessidade de um plano emergencial para elaboração do plano de manejo (que deve ser iniciada ainda esse ano).
A elaboração do plano de manejo contará com oficinas envolvendo o conselho, comunidades locais, proprietários rurais e setores produtivos, com definição futura dos representantes do conselho que participarão diretamente.
Diante das propostas apresentadas, foi criado um grupo de trabalho para aprofundar a discussão e elaborar projetos. O grupo foi composto por Lia Maris Ritter Antiqueira, Alvaro Luiz Scheffer, Guilherme Forbeck, Gilson Burigo Guimarães, Ricardo Wolter e Elaine Teixeira da Silva.
Também foi discutida a possibilidade de apoiar a modernização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), entendida como mais viável do que alterar a categoria da unidade de conservação. Isso reforça a importância de um modelo de gestão compartilhada que traga maior segurança jurídica e envolvimento da sociedade.
Na pauta sobre regularização fundiária, o presidente Rogério José Florenzano Junior apresentou as legislações que regem o processo, explicou o fluxo de desapropriação via SIGEF/INCRA e ICMBio, e detalhou documentos e procedimentos necessários. Foi informado que o mercado de terras no Parque já teve início. Um mapa com os limites das propriedades foi apresentado, mas os conselheiros optaram por não indicar prioridades de desapropriação naquele momento.
Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas
A 67ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Florestas Plantadas foi realizada no dia 20 de agosto de 2025. Na ocasião, Adriano Scarpa, gerente de Mudança do Clima da Ibá, realizou uma apresentação sobre o Plano Clima e seus impactos para o setor agropecuário e florestal, além de conduzir um segundo ponto de pauta referente ao GT – COP 30, trazendo ideias para promoção do setor florestal.
Em seguida, Victor Ferreira, do Programa de Monitoração Radiológica Ambiental (PMRA), apresentou o programa de certificação do processo de tratamento de madeira desenvolvido pela ABNT/PROMAT. Outro tema em destaque foi exposto pela Dra. Débora Cruz, do DSV/MAPA, que abordou os avanços e problemas decorrentes da nova modalidade de emissão de certificados de tratamento fitossanitário quarentenário, diretamente relacionada à NIMF 15. Na sequência, Andrea Moura, coordenadora geral de Sustentabilidade e Regulação da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Ministério da Agricultura e Pecuária, fez uma explanação sobre as regras da EUDR, previstas para entrar em vigor em 2026.
O programa Caminho Verde Brasil também esteve na pauta da reunião, com apresentação de Pedro Cunto (MAPA), que destacou o funcionamento e o cronograma de execução da iniciativa. A projeção é de investimentos de mais de R$ 30 bilhões para a restauração de áreas degradadas no país. Por fim, Fernando Castanheira Neto, consultor da Associação Sul Brasileira de Empresas Florestais (ASBR), trouxe uma análise sobre os impactos das taxas dos Estados Unidos para o setor florestal brasileiro.