Sala de Imprensa

Reunião técnica mensal discute papel das empresas na sustentabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais uma vez, por conta da pandemia do novo coronavírus, a reunião técnica mensal da Apre aconteceu via internet e reuniu mais de 25 pessoas. O advogado Alessandro Panasolo adiantou as últimas novidades sobre as questões jurídicas que envolvem a aplicabilidade do Código Florestal na Mata Atlântica e o diretor executivo da Apre, Ailson Loper, apresentou os resultados preliminares do Mapeamento Florestal do Paraná.

Segundo Loper, a Associação, por compreender a importância de ter informações fidedignas da área plantada do Estado, fez um levantamento de tecnologias e soluções. Para isso, foi criado um grupo de trabalho, com dois pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que coordenaram a metodologia. Além disso, outros dois profissionais foram contratados para realizar o processamento. Já o suporte de aferição para o trabalho foi realizado com base nos dados das empresas associadas. “Essa interação entre as empresas foi decisivo para a qualidade, prazo e pelo resultado que conseguimos alcançar”, apontou o diretor executivo.

O mapeamento levantou que a área plantada do Paraná é composta, aproximadamente, por 70% de florestas de pinus e 30% de eucalipto. Além disso, o estudo mostrou que o Estado vem perdendo áreas de florestas plantadas há algum tempo. Com o resultado preliminar, o grupo de trabalho está gerando os mapas e confrontando as informações com outros levantamentos. Loper adiantou que o eucalipto começa a aparecer em outras regiões que não são polos tradicionais e que, na área plantada de pinus, os polos de plantios se evidenciam, mas não houve muita novidade nos últimos cinco anos. Ele citou, ainda, que a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entidade que está realizando o estudo setorial da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), está utilizando as informações do mapeamento da Apre, no que diz respeito ao Paraná.

A próxima reunião técnica da Apre, também de forma remota, vai acontecer no dia 16 de outubro.

Sustentabilidade

A reunião técnica da Apre teve, ainda, a participação de Vanessa Monteiro, Charleston Arruda e Emerson Barbosa, da Klabin, que falaram sobre “Práticas sustentáveis, soluções e inovações sustentáveis para a cadeia de papel”.

Vanessa Monteiro, engenheira ambiental da empresa, destacou as atividades voltadas à sustentabilidade adotadas pela Klabin, como a adesão, em 2016, aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, a companhia vem construindo uma agenda com ações e metas para atender ao compromisso até 2030.

Além disso, a engenheira citou outros programas, como:

– Política Nacional de Resíduos Sólidos, em que 80% do que é colocado no mercado é recuperado para reciclagem, conferindo à empresa a marca de maior empresa recicladora do país dentro da categoria;

– Manejo florestal – a Klabin foi pioneira no FSC em mosaico, com entremeado de florestas nativas e florestas plantas, o que proporciona preservação ambiental;

– Parque ecológico – situado em Telêmaco Borba, com 9,3 mil hectares e abrigo de 160 animais, de 40 espécies diferentes, aberto à visitação;

– Fóruns em Santa Catarina e Paraná para buscar ações para desenvolvimento das cidades;

– Matriz energética – a energia utilizada pela Klabin é quase 100% de autogeração, e o excedente, suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes, é vendido para o Sistema Nacional de Energia;

– Emissões de gases de efeito estufa – a empresa, somando fontes fixas e energia elétrica adquirida, conseguiu uma redução nas emissões e no consumo de combustíveis, com diminuição em 60% da emissão de gases estufa entre 2003 e 2019;

– Balanço de carbono – todas as unidades emitem 6,4 milhões de toneladas de CO2, enquanto que o estoque de carbono é de 11,1 milhões de toneladas – ou seja, o balanço é positivo por conta da compensação do estoque das florestas;

– Água – a empresa diminuiu o consumo de água em 45%;

– Resíduos – hoje, a Klabin tem 96,6% de reaproveitamento de resíduos

Em seguida, Charleston Arruda, analista de negócios da companhia, falou sobre o trabalho para desenvolvimento de novos negócios, trazendo uma linha do tempo com as soluções criadas pela empresa.

Para fechar a apresentação, Emerson Barbosa, vendedor técnico sênior para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, complementou a fala de Charleston, ressaltando que a Klabin vem estudando novos produtos para que o mercado tenha embalagens cada vez mais sustentáveis. A demanda também surgiu de um cliente, que buscava uma embalagem para diminuir a dependência do plástico no campo. Assim, a companhia desenvolveu uma embalagem de papel com três folhas, com barreira de umidade e resina repelente à agua, já que, muitas vezes, as embalagens são estocadas ao ar livre. “Se pensarmos em sustentabilidade, estamos saindo de uma embalagem 100% plástico, em que apenas 2% voltam para cadeia de reciclagem, e chegando a uma opção 90% papel, em que 80% retornam para a reciclagem”, destacou.

Segundo Barbosa, a Klabin vem investindo bastante em inovação. “Cada vez mais estão se abrindo novos mercados. Assim como nós, muitas empresas também vivem da madeira. Quanto mais fomentarmos a utilização do papel, mais madeira será necessária. Devemos fomentar o mercado”, sugeriu.

Sobre isso, Ailson Loper reforçou que o setor florestal é o driver da bioeconomia, tema tão discutido atualmente. “É importante sabermos como estamos na pesquisa, e vemos que estamos na fronteira. Somos protagonistas. Por isso, precisamos unir forças e seguir nesse caminho da sustentabilidade”, completou.