Sala de Imprensa

Reunião do conselho deliberativo e encontro das associadas estaduais da Ibá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

No dia 18 de fevereiro, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) reuniu suas associadas estaduais para a primeira reunião intermediária do ano, que teve como tema central “Mudanças climáticas”. O vice-presidente da Apre, Álvaro Scheffer, e o diretor executivo da Associação, Ailson Loper, participaram do encontro.

Fábio Marques, da PlantarCarbon, consultoria da Ibá especializada no assunto, apresentou as oportunidades da agenda de mudanças climáticas, destacando temas como gestão de riscos, contribuições do setor, mercado de carbono e as ações da Ibá. Segundo ele, o assunto é mais do que apenas uma agenda ambiental, pois envolve a economia global e implica diretamente a competitividade do setor. Além disso, Marques ressaltou que o tema faz parte de diversos fórum nacionais e internacionais, incluindo o Plano Nacional de Floresta Plantadas do MAPA, Plano ABC, entre outros. Ao fim da apresentação, os representantes das associadas explicaram como o tema vem sendo discutido em cada Estado, bem como cases de sucesso e desafios enfrentados.

Além da palestra da PlantarCarbon, a reunião trouxe também atualizações das principais ações em andamento na Ibá relacionadas à defesa florestal, incluindo emissão de receituário de agrotóxicos, Norma Regulamentadora Nº 31 – sobre Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura, bem como consultas públicas que estão abertas no MAPA e FSC.

Já no dia 19, a Ibá realizou a primeira reunião do Conselho Deliberativo de 2021 sob o comando do Presidente do Conselho Deliberativo, Horácio Lafer Piva, e Presidente Executivo, Paulo Hartung. A proposta foi abrir espaço para uma troca de visões e desafios do setor, o que gerou um bom debate sobre os rumos do Brasil e do mundo com ampla participação dos presentes.

“A Ibá é uma associação que está muito bem conduzida e as empresas desse setor têm propósito e atuam ativamente de forma individual. É possível, sim, caminhar sozinho, mas o caminhar conjunto fortalece o objetivo. O que nos instiga na Ibá é essa troca, esse é o sangue da entidade. Temos que permanecer próximos”, disse Horácio Piva.

Na reunião, destacou-se que Cristiano Teixeira, CEO da Klabin, foi convidado a integrar o COP26 Business Leaders, sendo o único representante de empresa brasileira privada no grupo que ajuda na construção de pautas relevantes para a Conferência de novembro de 2021. Nessa linha do trabalho conjunto do setor, foi informada a participação de Walter Schalka e Antônio Joaquim no projeto Unidos pela Vacina, organizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, que tem a empresária Luiza Helena Trajano como uma das líderes.

*com informações da Ibá