Sala de Imprensa

Região Sul é responsável por quase 100% das exportações de serrado de pinus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Um dos principais motivos da Lignum Latin America ser realizada na região de Curitiba é a proximidade com os maciços florestais de pinus e com os grandes complexos da cadeia produtiva da madeira.

De acordo com o Estudo Setorial da Apre (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal), lançado no fim do ano passado, a região Sul é sozinha responsável por 97% das exportações de serrado de pinus do Brasil. Santa Catarina é o estado que mais exporta, (44,6%), seguido pelo Paraná (37,4%) e Rio Grande do Sul (15%). Outros 2,5% são originados no estado de São Paulo.

Ainda segundo o estudo publicado pela Apre, o Paraná foi o maior produtor de toras do Brasil em 2019, sendo responsável por uma produção de 30 milhões de metros cúbicos, o que representou 22,9% da produção nacional.

“Com base nos dados apresentados no Estudo Setorial da Apre, confirmamos que o setor florestal é um setor que está de olho no futuro, pois une tecnologia e pessoas para gerar crescimento econômico e desenvolvimento socioambiental, além de soluções para a nova economia, que foca também em colaboração, justiça e nos impactos das atividades humanas.” afirma o presidente da Apre, Álvaro Scheffer Junior.