A Reflorestadora São Manoel está celebrando 51 anos de história e compromisso com a sustentabilidade e a produtividade na produção de pinus.
A empresa, localizada no Centro-Oeste do Paraná, em Guarapuava, segue investindo continuamente em inovação, diversificação de produtos e serviços, sempre guiada pelo compromisso de atender às necessidades dos clientes, contribuir para o desenvolvimento da sociedade e garantir a sustentabilidade do negócio.
Seu trabalho é fundamentado na pesquisa e na aplicação de conhecimento técnico voltado à excelência florestal. A empresa possui Pomar Clonal de Sementes e atua na produção e na comercialização de sementes, mudas e madeira de pinus, além de conduzir todas as etapas na implantação, manutenção e manejo sustentável das florestas.
Conheça alguns números:
- Presente em 13 municípios
- 12.000 hectares de florestas comerciais
- Produção de 150 mil toneladas de madeira/ano
- 7,5 milhões de toneladas de madeira produzidas nos últimos 50 anos
- Mais de 9.000 hectares de áreas preservadas
Com vasto patrimônio florestal, nos próximos anos a empresa terá a capacidade de produzir até 400 mil toneladas de madeira por ano.
A Reflorestadora São Manoel atua diariamente na conservação das florestas nativas. Um de seus principais projetos é a remoção de espécies exóticas, em áreas de preservação, substituindo-as por espécies nativas.
Além disso, desenvolve iniciativas como o cultivo de erva-mate e a prática da apicultura. Isso promove o enriquecimento da biodiversidade e a recuperação do equilíbrio ecológico. Alinhada a rigorosos padrões de qualidade e sustentabilidade, conquistou a certificação FSC® de Manejo Florestal, que reconhece o compromisso com a responsabilidade socioambiental.
Em 2024, a empresa registrou a primeira cultivar de Pinus taeda
junto ao MAPA. A Santa Maria I é resultado de anos de pesquisa,
garantindo alta produtividade, madeira de qualidade e adaptação
ao solo e clima do Paraná. Agora, além de madeira e mudas,
a empresa comercializa também sementes de pinus de alto padrão.