Sala de Imprensa

Reciclar: Um dos 5Rs de Sustentabilidade WestRock

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Os 5Rs de Sustentabilidade WestRock – Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Regenerar – propõem alternativas para tornar nossos processos e produtos cada vez mais sustentáveis. Um dos 5Rs é reciclar: uma importante forma de colocar a economia circular em ação em nossas operações.

Em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, participamos da Coalizão Empresarial de Embalagens, grupo multisetorial que visa estimular a logística reversa e a reciclagem, reduzindo assim o envio de embalagens recicláveis para aterros.

Aqui no Brasil, a WestRock retira do mercado, ao ano, cerca de 98 mil toneladas de papel e papelão pós-consumo ao ano, que voltam para a fábrica de reciclagem em Três Barras (SC), onde são reciclados e incorporados no papel HyPerform. 

No processo de reciclagem de papel e papelão, também retiramos e encaminhamos toneladas de plástico e metal para a reciclagem. Por ano, cerca de 1400 toneladas de resíduos plásticos são recicladas e transformadas em móveis de madeira plástica (como bancos de praça e decks de piscina) e cerca de 500 toneladas de resíduos metálicos são destinados para a reciclagem adequada do material. Com a iniciativa, evitamos o envio desnecessário de resíduos recicláveis para aterros e, ao disponibilizá-los a parceiros de nossas comunidades, auxiliamos na geração de cerca de 100 empregos diretos.

Mais um exemplo de aplicação do R de Reciclar em nossas operações está no Projeto Transformação. Todos os anos, encaminhamos mais de uma tonelada de fita tusa – resíduo decorrente da produção de papel – para a reciclagem, por meio do artesanato, para três APAEs da região de Três Barras. O projeto consiste, além da destinação do material, na capacitação de professores para o desenvolvimento da atividade com alunos, possibilitando a eles a terapia ocupacional por meio da arte e a possibilidade de geração de renda com a venda das peças. A iniciativa demonstra como um projeto de economia circular pode unir benefícios nos três pilares de sustentabilidade: ambiental, social e econômico.  

E estamos comprometidos em ir além. Uma de nossas metas de sustentabilidade de 2030 é reduzir a quantidade de resíduos destinados a aterro. Além disso, temos metas também para ampliar as soluções em embalagens e serviços que auxiliem na circularidade dos negócios de nossos clientes.

Em madeira plástica, cerca de 1,4 mil toneladas de resíduos plásticos são encaminhados para a reciclagem.
Reciclamos, ao ano, em torno de 98 mil toneladas de papel e papelão pós-consumo, que são incorporados a novos produtos.