Sala de Imprensa

Reciclagem é palavra de ordem para a Klabin

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A Klabin acredita que a reciclagem é um pilar fundamental do ciclo sustentável de consumo, viabilizando o retorno dos resíduos à cadeia produtiva. A companhia possui uma importante atuação no mercado de papéis reciclados e mantém iniciativas de apoio à causa, fomentando a prática em sua cadeia de valor.
 
Para além da responsabilidade com a gestão dos resíduos, o reaproveitamento de papéis na cadeia produtiva tem um alto potencial como negócio. Atualmente, a empresa possui três linhas de papéis reciclados para miolos, utilizados na produção de papelão ondulado: Eko Flute, Ekoflute Resinado e Ekoflute Resinado Sized. 
 
Para mensurar o trabalho realizado, de acordo com dados divulgados no último Relatório de Sustentabilidade disponível, a companhia reciclou cerca de 335 mil toneladas de aparas de papel em 2019, ampliando o percentual de matéria-prima de origem reciclada em sua produção. 
 
Consciente de seu papel social, investe, ainda, em iniciativas que beneficiam as comunidades onde está inserida, como o Programa de Resíduos Sólidos, que contribui, entre outras frentes, para a coleta seletiva nos municípios de Ortigueira, Telêmaco Borba, Imbaú, Tibagi, Reserva, Tamarana e Ventania, no Paraná. A ação considera também o apoio à capacitação de trabalhadores da cadeia de reciclagem e a formação de associações e cooperativas para organizar esse tipo de trabalho nas regiões, além de promover educação ambiental nas escolas municipais, com foco em coleta seletiva e reciclagem.
 
A Klabin também acompanha com atenção a situação imposta pela pandemia de Covid-19 ao setor de reciclagem, fortemente atingido pela crise. Para auxiliar nesta fase delicada, a companhia realizou algumas ações com o objetivo de garantir renda mínima mensal a esses profissionais, como a parceria firmada com a  organização Pimp My Carroça, assim como para oferecer mais segurança no trabalho, a disponibilização de máscaras do Projeto Contagiando Sorrisos. Já em parceria com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), foram disponibilizados cartões de alimentação aos catadores dos estados de São Paulo, Pernambuco e Amazonas. 
 
Cabe ressaltar que, em 2020, a empresa doou 190 toneladas de papel de refugo para manter a operação da Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba (COOPATB) e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imbaú, ambas no Paraná, além de kits de higiene pessoal, máscaras, luvas e óculos para contribuir com a segurança dos trabalhadores nesse período. A Klabin também apoiou projetos voltados ao incremento de renda dos catadores de materiais recicláveis.
 
Por fim, destaca-se que todas as unidades da Klabin contam com um inventário de resíduos sólidos, baseado em características destes materiais, como: peso, classificação conforme NBR 10.004, custos e receitas e destinação. A gestão deste processo conta com ferramentas e softwares. As pesagens são registradas e consolidadas na plataforma de gestão de indicadores, onde é possível fazer as análises críticas, identificar destinações e desvios, possibilitando a adequada gestão dos resíduos sólidos. As unidades reportam os inventários de resíduos seguindo as normas e legislações dos órgãos ambientais estaduais e federais. Em 2020, reaproveitamos 98,3% de resíduos sólidos, um aumento de 2% em relação ao índice de 2019.