Sala de Imprensa

Projeto sobre curativo à base de nanocelulose de pínus leva pesquisadora paranaense a final de premiação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A bolsista Francine Ceccon Claro, da Embrapa Florestas/UFPR, é finalista da etapa regional (Brasil) do Prêmio Blue Sky Young Researchers and Innovation Award 2020-2021, promovido pelo International Council for Forest and Paper Associations (ICFPA). No dia 14/12, acontece a cerimônia de apresentação dos cinco finalistas e apresentação dos três vencedores da etapa brasileira. Além de prêmio em dinheiro, o vencedor concorre na etapa internacional em 2021, durante a CEOs Roundtable do ICFPA. A etapa Brasil é coordenada pela Indústria Brasileira de Árvores – Ibá.

O estudo fez parte do projeto “Bionanocompósitos – Obtenção de nanoestruturas a partir e fontes florestais”, atividade coordenada pela Embrapa Florestas (Colombo, PR), e foi realizado durante o mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o trabalho sendo desenvolvido no Laboratório de Tecnologia da Madeira da Embrapa Florestas, sob orientação do pesquisador Washington Magalhães.

Depois do trabalho em laboratório, a Embrapa Florestas, Instituto Senai de Inovação – Biossintéticos e Fibras, e Zinux firmaram uma parceria para o desenvolvimento do projeto em escala piloto de produção contínua. Em dois anos, o produto deverá chegar ao mercado. Segundo Washington Magalhães, com a produção industrial surgem novos desafios, como, por exemplo, a esterilização do produto, que requer métodos diferenciados de acordo com a escala. 

A pesquisadora estudou e desenvolveu um curativo de baixo custo para tratamento de feridas, especialmente queimaduras. A membrana é feita a partir de nanocelulose de pínus. Além de matéria-prima renovável e sustentável, esta membrana pode ser até mil vezes mais barata que os curativos atualmente disponíveis no mercado.

Este trabalho também foi finalista do prêmio “Jovem Inovador dos BRICS”, do BRICS Young Scientist Forum, evento integrante do Encontro de Cúpula dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Prêmio mundial busca inovação para indústria de base florestal e sua cadeia produtiva

O prêmio Blue Sky Young Researchers tem o objetivo de selecionar jovens e projetos inovadores que possam contribuir para o desenvolvimento da indústria florestal mundial sob a ótica de pesquisa e desenvolvimento, inovação e melhorias de processos que beneficiem a indústria de base florestal e sua cadeia produtiva. Neste ano, o Prêmio Blue Sky Award tem como tema “Impulsionando a bioeconomia florestal: soluções baseadas na natureza rumo a uma economia de baixo carbono”.