Sala de Imprensa

Programa Klabin Transforma Território Circular reúne professores e diretores de escolas da região 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

(Foto: Divulgação/Klabin)

Cerca de 150 participantes trocaram experiências sobre reciclagem e educação ambiental 

O programa Klabin Transforma Território Circular reuniu na última semana, em Telêmaco Borba (PR), professores e diretores de escolas da região para falar de consciência ambiental, reciclagem e economia.  
 
O evento “Legado do Educador” reforçou os principais temas tratados na formação dos professores em Ciências da Natureza, ocorridas em 2024. Neste módulo, foi ressaltada a importância de os educadores tratarem em sala de aula temas como reciclagem e meio ambiente.  
 
Participaram escolas municipais de Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira e Reserva, no Paraná. Além da parte teórica, os profissionais da educação visitaram as cooperativas de reciclagem, que atualmente são franquias sociais, que contam com a consultoria da Ambipar. Eles entenderam na prática como é a gestão de resíduos, o ciclo de vida das embalagens, a maneira como é realizada a separação de resíduos, e como eles se transformam em renda e melhora na qualidade de vida dos cooperados.   
 
Juliana Navea, Diretora de Operações da Unidade de Pós-Consumo da Ambipar, salienta a importância do envolvimento dos educadores. “Juntas, a Klabin e a Ambipar promovem a educação ambiental em todos os âmbitos da sociedade, nos municípios onde o programa está inserido. Fazemos capacitações, entregamos sacolas retornáveis para resíduo reciclável e ajudamos os municípios a adaptarem suas políticas públicas para atenderem a Política Nacional de Resíduos Sólidos. E, em 2024, implementamos a formação para educadores, com o intuito de atingir àquelas que são o nosso futuro: as crianças.” 
 
Para Simone Martins, professora da Escola Municipal Maria da Luz, de Imbaú/PR, o encontro foi muito importante para evidenciar o papel dos docentes na formação de crianças e jovens conscientes com as questões ambientais contemporâneas. “Vamos desenvolver um trabalho na escola com as crianças, mostrando a importância de separar o lixo e o tempo que cada resíduo leva para se decompor. Nós precisamos estar mais conscientes e conscientizar os pequenos desde cedo”, destaca Simone.   
 
Já no evento “Legado do Gestor Municipal” foi a vez de promover o diálogo e a troca de experiência sobre o cuidado ambiental e a facilitação do descarte correto de resíduos nos municípios. O evento reuniu os gestores ambientais dos municípios de Telêmaco Borba, Imbaú, Reserva, Ortigueira, Sapopema, Rio Branco do Ivaí, Tibagi, Curiúva e Jaguariaíva, no Paraná. 
 
“Professores e diretores das escolas fazem sua parte com a educação ambiental, reforçando o correto descarte de resíduos, o respeito ao meio ambiente e aos profissionais da reciclagem. Já os gestores municipais promovem a coleta seletiva nos municípios, proporcionando local correto para o descarte, a passagem do caminhão em dias fixos, além de iniciativas de estímulo como a troca de material reciclável por alimentos. E a Klabin, com essa ação, deixa um legado para que tenhamos na região um exemplo de ações sustentáveis, onde todos saem ganhando, sociedade, meio ambiente e a economia”, reforça Uilson Paiva, gerente da Klabin responsável pelo programa Klabin Transforma Território Circular. 

Para Claudimara Quadros, diretora da Escola Municipal do Campo Professor Elias Abraão, em Ortigueira/PR, a formação foi muito importante para facilitar o trabalho dos docentes em sala de aula. “As professoras voltaram entusiasmadas com a visita, especialmente pela oportunidade de acompanhar de perto o trabalho realizado pela cooperativa de reciclagem. Estar próximo favorece o aprendizado e isso é muito importante para as escolas”, reforça.    
 
Sobre o programa Klabin Transforma Território Circular 
 Promovido pela Klabin com a tecnologia da Ambipar, o Klabin Transforma Território Circular tem como objetivo engajar a comunidade para o descarte correto de resíduos, apoiar os municípios no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco na inclusão social das cooperativas de reciclagem, dos profissionais da reciclagem e na transformação das centrais de triagem em empreendimentos de impacto social, com eficiência produtiva, elevação da renda dos cooperados e aumento em escala de recuperação de resíduos.   
 
Apenas em 2024, as cooperativas inseridas no programa recuperaram mais de 2 mil e 400 toneladas de resíduos recicláveis. No mesmo ano, a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Telêmaco (ReciclaTB), a primeira a se transformar em franquia social, registrou um aumento na média da renda mensal dos cooperados.  “A renda mensal média dos integrantes da cooperativa foi de R$3.500 no início de 2024, para R$4.300 no final do ano, graças ao aumento na arrecadação. No ano passado a ReciclaTB se tornou uma franquia social, o que demonstra um avanço significativo do projeto, com a adoção de novas práticas e sistemas para otimizar processos e fortalecer a gestão, o que resultou em um aumento considerável na geração de renda dos cooperados”, reforça Paiva.   
O programa está presente em sete municípios no Paraná: Telêmaco Borba, Reserva, Ortigueira, Imbaú, Tibagi, Rio Branco do Ivaí e Sapopema.