Sala de Imprensa

Professor da Unesp fala sobre manejo integrado de pragas para controle em plantios florestais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A primeira parte do 7º Workshop Embrapa Florestas/Apre discutiu as pragas em florestas plantadas, e um dos convidados para o debate foi Carlos Frederico Wilcken, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que falou sobre Manejo Integrado de Pragas. Segundo o professor, o Brasil apresenta uma indústria de base florestal bem estabelecida, com um ativo florestal muito importante. Ele citou que a área de florestas naturais enfrenta problemas, por conta da seca e das mudanças climáticas, e que as florestas plantadas também são afetadas por isso, principalmente pela predisposição à ocorrência de pragas e doenças.

Na palestra, Wilcken lembrou que, de acordo com o último relatório da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), há no país 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas, desde o Rio Grande do Sul até o Amapá. Na região Centro-Sul fica o principal polo de produção. No Sul, principalmente florestas de pinus e eucalipto. O Estado de Minas Gerais ainda apresenta a maior área plantada, principalmente de eucalipto, seguido de São Paulo e, agora, Mato Grosso do Sul. O quarto maior produtor, hoje, é Bahia. Quase 80% das florestas plantadas – 5,7 milhões de hectares – são de eucalipto.

Com relação às pragas, o problema se distribui por todo o país, principalmente no caso das formigas cortadeiras. Além das pragas nativas, o Brasil está vulnerável à introdução de novas pragas nas plantações florestais, pois as pragas espalhadas nos países vizinhos e o comércio internacional, a globalização, fazem com que elas acabem se espalhando. “Além das pragas nativas, como formigas cortadeiras, cupins e lagartas desfolhadoras, que são nativas também, depois começaram a aparecer também as exóticas. As primeiras chegaram na década de 1950. Nesse século, aumentou muito a ocorrência de pragas”, analisou.

De acordo com o palestrante, estão sendo conduzidos estudos em parceria com o Programa Cooperativo sobre Proteção Florestal (PROTEF) do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef), com levantamentos anuais com as empresas florestais. São 11 anos de levantamento sistemático realizado on-line, a partir de um formulário padrão. De 2018 para cá, foram monitorados 2,4 milhões de hectares, de um universo de 5,7 milhões. “Estamos nos aproximando de 50% da área que temos resposta. Existe subnotificação e infelizmente não conseguimos acessar todas as áreas”, disse.

Wilcken lembrou que, no percevejo bronzeado, o pico foi em 2012. Até então, essa tinha sido a praga que havia atacado a maior área plantada de eucalipto no Brasil, segundo registros. Os números caíram até 2015 e depois voltaram a subir. “O problema das pragas exóticas é que elas chegam em determinado local e depois vão se espalhando. Por isso, precisamos acompanhar para fazer o controle biológico e controlar os focos”, ressaltou.

Outro exemplo citado pelo professor foram as lagartas, que, em média, afetavam entre 40 e 50 mil hectares por ano. Com o pico do percevejo bronzeado, diversas pragas foram menos importantes. Conforme as áreas de percevejo começaram a reduzir, aumentou a incidência de outras pragas. Em 2018, as lagartas em geral atingiram 320 mil hectares.

Ainda durante a palestra, Carlos Wilcken apresentou o estudo de caso de duas pragas. A primeira delas foi Gonipterus platensis, que aparece na América do Sul. Com base nos estudos feitos no Brasil, adulto vive de 140 até 220 dias, mas o dano mais drástico é causado pela larva, que vive de 15 a 21 dias. Segundo levantamentos realizados em São Paulo, a perda por desfolha varia de 10 a 40%.

“Desde que foi introduzida, a principal estratégia de manejo é controle biológico, por meio de parasitoide de ovos (Anaphes nitens). O maior dano foi quando a praga chegou ao Espírito Santo. Com menos de um ano de controle, conseguimos chegar a 90% de parasitismo. Até hoje, no Estado, essa é considerada uma praga sob controle. Porém, ela começou a aparecer em São Paulo, está descendo para o Paraná e vem aumentando aproximadamente 10 mil hectares por ano de áreas atacadas. Há ocorrência também na África do sul e no Chile, o que mostra que a praga não está só no Brasil. Não sabemos as causas e até hoje estamos estudando. Pensando em manejo de pragas, nosso intuito é ter estratégia de controle biológico em cada fase do inseto”, reforçou.

A segunda praga analisada foi o Percevejo bronzeado (Thaumastocoris peregrinus). Segundo estimativas apresentadas pelo professor, o prejuízo entre 2010 e 2015 foi de 10 a 20% de redução no volume da madeira – R$ 1,1 bilhão a menos de madeira. Na estratégia de manejo, o importante foi o monitoramento visual, para ajudar a quantificar a tomada de decisão. Foram estabelecidas quatro classes – ausente, baixa infestação, média infestação e alta infestação – e seus parâmetros, para definir as recomendações. O monitoramento de ramos também foi dividido nas mesmas quatro classes, com parâmetros, monitoramento e métodos de controle. Dentre as estratégias de manejo, estão controle biológico, controle microbiano e controle químico. “No Vale do Jequetinhonha (MG), por exemplo, conseguimos uma redução de 90% da área infestada entre 2011 e 2016”, apontou.

Para fechar a palestra, Wilcken trouxe um alerta aos participantes do workshop sobre o aparecimento de uma nova praga, a vespa-de-galha-vermelha. Os pesquisadores ainda estão aguardando a declaração oficial de introdução do Ministério da Agricultura para divulgação do trabalho. No momento, a praga apresenta baixa frequência de captura e foi introduzida em conjunto com seu inimigo natural. Por enquanto, não há relatos de infestação em plantios comerciais e a praga aparentemente está restrita ao Estado de São Paulo. Para o palestrante, “a detecção precoce é importante para se controlar uma infestação de pragas”.

Fonte – Maureen Bertol (MTb 8330/PR) – Interact Comunicação