Sala de Imprensa

Presidente da Ibá se reúne com ministro finlandês

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Paulo Hartung, presidente da Ibá, esteve reunido com o Ministro da Cooperação para o Desenvolvimento e Comércio Exterior da Finlândia, Ville Skinnari, para reforçar o relacionamento e buscar mais oportunidades, principalmente de inovação e tecnologia.

“No setor de árvores cultivadas brasileiro, há uma parceria de longa data com a Finlândia. E há espaço para mais parcerias, considerando que este é um setor que só cresce, estando na contramão da desindustrialização. Temos bioinvestimentos anunciados ou em andamento na ordem de R$ 62,75 bilhões até 2024, e seguimos trabalhando com ciência e pesquisa para o desenvolvimento de novas soluções a partir da árvore cultivada. Uma verdadeira biorrefinaria”, disse Paulo Hartung.

O ministro demonstrou muito interesse em conhecer mais sobre os diferenciais do setor brasileiro e abriu espaço para aprofundar o relacionamento, reforçando que já existe um amplo caminho de cooperação entre os dois países, principalmente em tecnologia florestal. Além disso, comentou sobre os desafios das mudanças climáticas e a meta de neutralidade da Finlândia de 2035.

Esteve no encontro Vinicius Nonino, diretor Executivo de Novos Negócios da Suzano, reforçou a conexão dos dois países, citando o exemplo da construção da fábrica inteligente em joint venture com Spinnova, na Finlândia. Essa será a primeira unidade de produção de em escala comercial de fibra têxtil a partir de celulose microfibrilada (MFC) de madeira no país.

Com relação à COP-26, Paulo Hartung mostrou para o ministro a grande mobilização da sociedade civil brasileira.  “A sociedade civil brasileira está bem representada em Glasgow. O setor florestal está com a sua maior comitiva da história. Estamos enviando sinais de compromisso com um mundo sustentável. Isso tem impulsionado mudanças no posicionamento nacional. O país anunciou neutralidade de carbono para 2050, antecipou a meta de desmatamento zero para 2028, aderiu ao acordo das florestas e uso de solo e ao compromisso de redução de emissão de metano”, disse Hartung. 

O encontro contou também com a participação de Jouko Leinonen, Embaixador da Finlândia em Brasília; Piritta Asunmaa, Diretora Geral do Departamento para as Américas e Ásia, Ministério das Relações Exteriores da Finlândia; Heidi Virta, Diretora Business Finland para América Latina; e Matti Landin, Comissário de Comércio, Business Finland, entre outros representantes da região.

Foto: Divulgação Ibá