À medida que os consumidores se tornam cada vez mais conscientes dos impactos ambientais dos produtos que usam todos os dias, ainda existe uma grande lacuna entre a percepção e a realidade no que diz respeito à sustentabilidade dos produtos de papel. A pesquisa, “O lugar do papel em um mundo pós-pandêmico”, encomendada por Two Sides e conduzida pela empresa de pesquisa global Toluna, buscou explorar e compreender melhor as percepções, comportamentos e preferências dos consumidores em relação à sustentabilidade dos produtos de papel.
“Cada vez mais consumidores estão levando em consideração os impactos ambientais em suas decisões de compra, mas muitas vezes essas decisões são baseadas em mitos e não em fatos”, disse Kathi Rowzie, presidente de Two Sides América do Norte. “À medida que as atenções se voltam para o desenvolvimento de uma economia circular mais sustentável, a indústria de papel e embalagens de papel e papelão tem uma grande história ambiental baseada em fatos para contar: o papel é um dos poucos produtos que já podem alegar ter um ciclo de vida verdadeiramente circular.”
Os consumidores não estão cientes de que o papel produzido no Brasil provêm de florestas cultivadas
O estudo constatou que 81% os consumidores acreditam que as florestas plantadas são boas para o meio ambiente, porém boa parte deles (68%) acredita que papel e as embalagens de papel são prejudiciais.
O fato: todos os dias no Brasil é plantado, em média, o equivalente a cerca de 500 campos de futebol de árvores para a produção de papel e outros produtos. A produção brasileira de papel provêm de florestas 100% cultivadas.
As altas taxas de reciclagem de papel e embalagens de papel ganharam visibilidade no Brasil
Ainda há uma diferença significativa entre a crença do consumidor no desempenho da reciclagem dos produtos feitos de papel e a realidade. Apenas 32% acredita que a taxa de reciclagem de papel exceda os 60%.
O fato: no Brasil, 67% dos papéis consumidos foram reciclados em 2019(1). Em se tratando de papel, cartão e papelão usados para embalagem, esse índice chegou a 85%(2). Além disso, a fração desses materiais que ainda não é reciclada, é biodegradável.
Papel vs comunicação eletrônica
O último ano acelerou o crescimento da comunicação eletrônica, com reuniões, eventos e negócios cotidianos sendo cada vez mais realizados de forma remota, com o emprego de tecnologias online, antes totalmente desconhecidas de muitos dos consumidores. Embora a conveniência e a capacidade das pessoas trabalharem em casa sejam, sem dúvida, os principais fatores nessa mudança, o impacto ambiental das comunicações digitais é muitas vezes negligenciado. No Brasil, por exemplo, 85% dos respondentes pesquisados acham que a comunicação eletrônica é mais amigável do que a comunicação em papel.
O fato: mundialmente, papel e produtos impressos estão entre os menores emissores de gases de efeito estufa com taxas de 0,8%, enquanto, a indústria de TIC é responsável por 2,5-3% das emissões globais de gases de efeito estufa e a sua previsão é subir para 14% até 2040(3).
“Há ainda equívocos ambientais em torno de produtos impressos e de papel”, diz Jonathan Tame, diretor executivo de Two Sides Europa.” Muitos consumidores acreditam que a produção de papel e de produtos fabricados com ele, causam desmatamento e outros danos, não entendendo, portanto, a sua natureza sustentável. “Essas contradições e mal-entendidos tornam o trabalho que fazemos com Two Sides e Love Paper ainda mais vital.” complementa Fabio Arruda Mortara, CEO de Two Sides Brasil e América Latina.
Sobre a pesquisa
Em janeiro de 2021, um estudo global com 8.800 consumidores foi encomendado por Two Sides e conduzido online pela empresa de pesquisa independente Toluna. Pesquisas nacionalmente representativas foram realizadas no Brasil (1.000), nos EUA (1.000) e em 10 países da Europa, incluindo Áustria (500), Bélgica (600), Dinamarca (500), Finlândia (350), França (1.000), Alemanha (1.000), Itália (1.000), Noruega (350), Suécia (500) e Reino Unido (1.000). A pesquisa deve ser realizada a cada dois anos para explorar e entender as preferências, percepções e atitudes dos consumidores em relação à impressão, o papel e a embalagem de papel, cartão e papelão.
Sobre Two Sides
Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides, a mais importante iniciativa do setor, promove a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, cartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis.