Sala de Imprensa

Novo guia promove manejo de florestas focado em recursos hídricos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou nesta semana a primeira publicação global que orienta a contribuição florestal centrada em recursos hídricos. A apresentação foi feita por ocasião da Semana Mundial da Água, que termina nesta sexta-feira (27).

As matas protegem os solos e as áreas costeiras da erosão, bem como de inundações e avalanches. Juntos, estes recursos são conhecidos como serviços ecossistêmicos relacionados à água.

A contribuição de florestas e árvores é vital para o ciclo da água, que inclui regular a quantidade, a qualidade e o tempo de uso do recurso. As matas podem ser a solução natural para lidar com questões como segurança hídrica e ajudam a garantir uma qualidade suficiente de água para apoiar comunidades e ecossistemas resilientes.

Proteção

O guia defende que haja prioridade no manejo florestal com foco em questões como gestão, monitoramento e avaliação das matas. De acordo com a agência, três quartos da água doce acessível do mundo vêm de bacias florestais. Mas somente 12% das matas do mundo estão especialmente reservadas para a proteção do solo e das águas.

O uso da água para fins agrícolas, industriais, ambientais e domésticos está entre as maiores contribuições das bacias hidrográficas num momento em que grandes cidades globais dependem cada vez mais de bacias hidrográficas florestadas. 

A agência destaca ainda que dois terços de suprimentos urbanos do recurso melhoraram de qualidade com ações de manejo florestal como proteção, restauração ou redução de combustível florestal para minimizar o risco de incêndios.

Risco

Para a vice-diretora-geral da FAO, Maria Helena Semedo, a segurança hídrica é um desafio global significativo, com repercussões em setores como agricultura, produção de energia, necessidades básicas e ecossistemas de apoio. Ela apontou os desafios da mudança climática e crescimento da população como fatores que estão aumentando a pressão sobre os ecossistemas. 

Semedo lembrou que é preciso reconhecer que as florestas desempenham um papel essencial na segurança da água e priorizar o recurso no manejo florestal e nas decisões de governança.” A conexão florestal e hídrica é essencial para o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Acesse o guia.

Foto: Reprodução – Capa publicação FAO