Sala de Imprensa

Mês das Mulheres na WestRock: mentoria Exclusiva e Iniciativas Sociais dedicadas para elas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comprometida com a meta de atingir a equidade de gênero até 2030, a WestRock, empresa de soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado, recentemente deu início a um programa de mentoria exclusivo para as profissionais da empresa. O objetivo é acelerar o desenvolvimento das profissionais com boa performance e potencial de crescimento na organização por meio de um processo organizacional estruturado de mentoria de competências.

A turma conta com 30 mulheres participantes de todos os níveis hierárquicos e, deste grupo, 20% são negras. Durante a mentoria, com duração de cinco meses, elas receberão orientações alinhadas a uma metodologia qualificada ministrada por mentoras e mentores da própria organização que passaram por um processo de preparação para, a partir daí, executarem esse importante e transformador papel de mentores(as).

Tatiana Cazelato, diretora Jurídica, Compliance, Relações Governamentais, Meio Ambiente e sponsor do Grupo de Mulheres da WestRock Brasil afirma que, mais do que contratar mulheres, é preciso desenvolver e empoderar as profissionais, acelerando suas competências e habilidades e, por consequência, seu crescimento profissional. “Encontramos no programa de mentoria apenas mais uma das inúmeras maneiras de empoderamento feminino. Empoderá-las também é papel da nossa empresa como forma de oferecer meios reais para que crescer seja sempre uma opção”, pontua Tatiana.

Como indústria tradicionalmente masculina, a proposta da WestRock é encorajar as mulheres a ocupar espaços e ações como essa são fundamentais para mudar o cenário que temos hoje no mercado de trabalho. Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostra que as mulheres são mais seletivas na hora de se candidatar às vagas de emprego. Elas tentam 20% menos vagas que os homens, isso porque acreditam que precisam cumprir 100% dos requisitos solicitados pelos contratantes ou, muitas vezes, mesmo preenchendo os requisitos, não acreditam estar verdadeiramente prontas para aquela função – a famosa síndrome da impostora. Já a maior parte dos homens se candidatam mesmo cumprindo apenas 60% das condições exigidas.

Outro dado importante é a pesquisa recém-lançada pela Rede Mulher Florestal, denominada Panorama de Gênero do Setor Florestal 2021. O estudo ouviu 41 empresas do setor de base Florestal – incluindo a WestRock – e aponta que o setor é constituído por 81% de homens e, se compararmos os anos de 2020 e 2021, o crescimento da participação das mulheres sai de 12,7% para 19%, ou seja, observa-se uma evolução, mas ainda muito distante de uma participação mais igualitária entre os gêneros – apenas 6,3% de evolução de um ano para outro.

“Dados como estes deixam claro que a autoestima das mulheres precisa ser trabalhada. Muitas vezes não nos achamos capazes o suficiente e sabemos que o machismo estrutural, enraizado na sociedade, contribui diretamente com a baixa confiança. A mentoria propicia, além do conteúdo, termos exemplos e referenciais que ajudam as mulheres a lidarem com sentimentos que podem limitá-las em seu desenvolvimento e crescimento profissional.  

Nessa jornada pela equidade de gênero, queremos fazer nossa parte como uma organização que vivencia, no seu no dia a dia, os valores: InteIntegridade, Responsabilidade, Respeito e Excelência. Por isso, buscamos mostrar para as mulheres que sim, elas são capazes de ocupar os cargos que quiserem, realizar as mais desafiadoras tarefas e podem contar com nosso total apoio para isso”, afirma Tatiana.

Na WestRock, diversas ações pela equidade de gênero no ambiente de trabalho culminaram em resultados expressivos nos últimos anos. Entre 2017 e 2021, o número de mulheres na WestRock aumentou 74%. No mesmo período, a presença feminina em cargos de liderança cresceu 35%. Ambos são resultado das ações afirmativas e comprometimento organizacional com a igualdade de oportunidades.

O Programa de Estágio 2021 da empresa, que possuía 19 vagas em diversas áreas, foi 100% preenchido por pessoas diversas. Dessas 19 vagas, 73% delas foram preenchidas por mulheres.

APOIANDO AS MULHERES: DENTRO E FORA DA WESTROCK

As ações para promover as mulheres no mercado de trabalho ultrapassam os portões da empresa. Por isso, além de cuidar e capacitar suas colaboradoras, a WestRock realiza e apoia iniciativas sociais que oferecem suporte financeiro, emocional e educacional para mulheres nas cidades onde estão suas operações. Conheça algumas delas:

Águas de Gaia: realizado para jovens mulheres em situação de vulnerabilidade social de Pacajus, interior do Ceará, elas ensinam umas às outras a prática do surf. Baseado em três pilares: inclusão social, saúde corporal/metal e conscientização ambiental, o Águas de Gaia gera inclusão por meio do esporte – em 2022, serão 300 jovens impactadas positivamente pelo programa.

Formare: programa social educacional desenvolvido pela Fundação Iochpe e customizado para atender a WestRock, também acontece em Pacajus. O Formare proporciona às pessoas  em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de um curso profissionalizante gratuito, além da chance real de contratação pela empresa. A turma é composta por 20 alunos – 100% pretos e pardos, sendo 70% mulheres.

Juntos Pela Educação: Em 2021, o programa realizado pela WestRock, capacitou 767 educadores da rede pública de ensino, a maioria no interior de Santa Catarina e Paraná, com conteúdos sobre educação ambiental, e impactou aproximadamente 22 mil estudantes. Entre os professores participantes, 92% foram mulheres. As profissionais receberam apoio no primeiro ano da pandemia, sobre aulas remotas e em 2021, o programa apoiou os educadores que enfrentaram, entre tantos desafios, o retorno dos estudantes às salas de aula.

Transformação de Uniformes: No programa social especializado em logística reversa – os uniformes usados por funcionários e funcionárias WestRock são reciclados e transformados em necessaries . As peças são produzidas por 15 costureiras em situação de vulnerabilidade social que atuam em cooperativas de São Paulo por meio da coordenação do parceiro Retalhar. Com a economia circular em ação, se sentem valorizadas e conquistam a própria renda a partir do programa.

Sobre a WestRock
A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Saiba mais em WestRock

Foto: Divulgação WestRock