Sala de Imprensa

Mato Grosso assina plano para ampliar florestas plantadas e garantir abastecimento sustentável da indústria

Um Termo de Compromisso Ambiental para garantir o abastecimento sustentável das indústrias do estado foi assinado no dia 8 de junho pelo governo estadual e pelo Ministério Público Estadual (MPE), e instituiu o Plano de Desenvolvimento Florestal de Mato Grosso.

Entre as metas previstas estão a expansão das florestas plantadas para mais de 700 mil hectares até 2040 e a ampliação das áreas de manejo florestal sustentável para pelo menos 6,5 milhões de hectares no mesmo período.

O Termo de Compromisso Ambiental estabelece uma transição gradual para reduzir a dependência de matéria-prima de origem de área de desmatamento legal para o uso de fontes mais sustentáveis, como plantação de Eucalipto e Teca.

Conforme o cronograma definido, os grandes consumidores de biomassa deverão substituir de forma progressiva o uso de madeira oriunda de desmatamento, de forma que, a partir de 2034, o abastecimento das indústrias tenha sido totalmente substituído por matérias-primas de florestas plantadas, manejo florestal sustentável e outras fontes renováveis.

O acordo também prevê a implantação de mecanismos de rastreabilidade da matéria-prima florestal, monitoramento permanente dos Planos de Suprimento Sustentável (PSS), auditorias independentes e maior transparência das informações ambientais.

Segundo o governo, essa é uma oportunidade para o desenvolvimento econômico sustentável para Mato Grosso, estimulando o reflorestamento e garantindo mais segurança para o crescimento da indústria no Estado.

Conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o objetivo do Plano de Desenvolvimento Sustentável é substituir gradualmente o uso de madeira que tem origem na supressão autorizada por fontes renováveis, como florestas plantadas.

Já para o MPE o acordo cria um caminho para ampliar a produção florestal no Estado e garantir o abastecimento sustentável da indústria.

Fonte: G1