Sala de Imprensa

Maringá vai construir novo quartel do Corpo de Bombeiros com madeira engenheirada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Até o final deste ano o projeto técnico do quartel do Corpo de Bombeiro Militar deverá estar pronto. Ele será construído no novo Centro Cívico de Maringá, na área do antigo aeroporto, segundo informação do comandante do 4º. Comando, Coronel Rogério de Lima Araújo.

Segundo o comandante, com o projeto pronto e aprovado, a Secretaria de Segurança Pública poderá licitar a obra no ano que vem. A construção, que será modular, vai abrigar tanto o 4º. Comando, quanto um posto para atendimento direto à população.

O CRBM tem abrangência sobre 115 municípios do noroeste paranaense, onde atuam os grupamentos de Maringá, Paranavaí, Cianorte e Umuarama.

Carbono negativo

O quartel que será construído inteiramente em madeira engenheirada, sendo a primeira unidade de bombeiros no Brasil a utilizar esta tecnologia que está revolucionando a construção civil na Europa e Estados Unidos.

O comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, esteve pessoalmente na Suécia e Áustria para conhecer o emprego da madeira engenheirada na construção civil e se diz surpreso com as vantagens deste material sobre a alvenaria. Segundo ele, vigas, lajes, pilares e mesmo paredes em madeira engenheirada superam o concreto, inclusive no quesito segurança.

Inovação e sustentabilidade

O projeto faz parte de um plano mais amplo para reestruturação administrativa. Maringá deve iniciar nos próximos meses a construção de um novo Centro Cívico, com um projeto que promete transformar a dinâmica administrativa da Cidade. De acordo com o prefeito Silvio Barros, o novo Paço Municipal, que será erguido na área do antigo aeroporto, terá até 20 andares e será construído com estrutura de madeira engenheirada. Segundo ele, durante entevista, a proposta é que o prédio seja “carbono negativo”, ou seja, que sequestrará mais carbono do que emitirá ao longo de sua vida útil.