Sala de Imprensa

Mapa lança coletânea sobre fatores de emissão e remoção de GEE na pecuária e agricultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Na sexta-feira (09/04), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou coletânea inédita  de textos sobre os fatores de emissão e remoção de gases de efeito estufa (GEE) na pecuária e agricultura nacionais.

Cerca de 400 pesquisadores apresentam indicadores, muitos inéditos, que levam em consideração a forma de cultivo e os diversos biomas brasileiros, dentre outros fatores capazes de mostrar a realidade dos sistemas produtivos do País. Na publicação sobre pecuária, participaram os pesquisadores da Embrapa Florestas, Edilson Batista de Oliveira, Josiléia Zanatta e Vanderley Porfírio-da-Silva.

Além de agrupar os dados nacionais, as Coletâneas podem apoiar o processo de revisão do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), com insumos de base científica para o fortalecimento das estratégias para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável, desenvolvida em clima tropical, podendo ser utilizadas por outros países com condições agropecuária e climática semelhantes.

Estão disponíveis dados das pesquisas sobre os fatores de emissão e remoção de GEE para cana-de-açúcar, grãos, sistemas integrados de produção e florestas plantadas; pequenos ruminantes, grandes ruminantes e não ruminantes (suinocultura, frango de corte e psicultura em tanque-rede).

Mitigação em sistema ILPF

Líder em exportação de carne bovina, o Brasil apresenta transformações importantes nas últimas duas décadas com a redução expressiva das emissões de GEE totais por quilo de carne ou por litro de leite. Assim verificaram os estudos, levando sempre em consideração o ambiente em que o animal é criado, e não somente a emissão de gases decorrentes do processo de ruminação.

Pelos sistemas de rebanho bovino em integração, para os quais o Brasil é referência mundial, o modelo de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) permite mitigar ou até neutralizar as emissões de gases de efeito estufa quando se tem a presença de árvores, tornando o processo de produção ainda mais sustentável a partir do melhoramento genético e manejo adequado de pastagens como estratégias, por exemplo.

Participação da Embrapa Florestas

Os pesquisadores Vanderley Porfírio-da-Silva, que reponde pela Chefia Adjunta de TT, e Edilson de Oliveira são autores de “Carne carbono neutro: testando as diretrizes em um estudo de caso”, juntamente com os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, Roberto Giolo de Almeida, Rodrigo da Costa Gomes, Fabiana Villa Alves, Gélson Luís Dias Feijó, André Dominghetti Ferreira e Davi José Bungenstab.

Porfírio-da-Silva também é autor do estudo “Emissões de metano por bovinos de corte em pastagens temperadas e em sistemas integrados de produção agropecuária”, juntamente com Laíse da Silveira Pontes e José Luiz Moletta, ambos do Instituto Agronômico do Paraná; Raquel Santiago Barro, da Universidade Federal de Viçosa; Jean Victor Savian, do Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria; Alexandre Berndt, da Embrapa Pecuária Sudeste e Cimélio Bayer e Paulo César de Faccio Carvalho, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Josileia Zanatta é autora de “Fatores de emissão de óxido nitroso de urina e esterco de bovinos em pastagens do subtrópico brasileiro”, juntamente com Jeferson Dieckow, Priscila Simon e Aníbal de Moraes, da Universidade Federal do Paraná; André Sordi, da Universidade do Oeste de Santa Catarina; Cecile Klein, da AgResearch Invermay; Cimélio Bayer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Jonatas Thiago Piva, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Lançamento

Participaram da live de lançamento das Coletâneas a ministra Tereza Cristina, o ministro Marcos Pontes, de Ciência, Tecnologia e Inovações, o secretário Pedro Neto, adjunto de Inovação do Mapa, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

O evento de lançamento foi gravado e está disponível no canal do Mapa no Youtube

Acesse abaixo as Coletâneas:

-Coletânea dos fatores de emissão e remoção de GEE da agricultura brasileira

-Coletânea de fatores de emissão e remoção de GEE da pecuária brasileira