A Embrapa e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), se uniram para coordenar o XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO, na sigla em inglês), maior evento de pesquisa florestal do planeta. O encontroterá como tema central “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável” e vai acontecer entre os dias 29 de setembro e5 de outubro, no ExpoUnimed, em Curitiba (PR).Serão discutidos cinco temas estratégicos: “Florestas para as Pessoas”; “Florestas e Mudanças Climáticas”; “Florestas e Produtos Florestais para um Futuro Mais Verde”; “Biodiversidade, Serviços Ambientais e Invasões Biológicas”; e “Florestas, Interação com o Solo e Água”. A expectativa é da participação de pelo menos três mil pesquisadores, professores, estudantes e profissionais ligados ao setor florestal de todo o mundo. A Apre é uma das apoiadoras do evento.
Esta é a primeira vez que o Congresso da IUFRO, que ocorre desde 1862, será realizado na América Latina, representando uma oportunidade para o Brasil de conhecer o que o mundo tem feito em termos de desenvolvimento florestal sustentável, bem como de maior interação entre especialistas da comunidade florestal brasileira e internacional.
“Ao sediar o congresso, o Brasil terá a oportunidade de mostrar todos os avanços que tem feito na área de florestas, não apenas na área de pesquisa, mas também como o país tem construído sua capacidade de gestão de seus recursos naturais, seja desenvolvendo tecnologias que otimizem o uso das florestas, seja reduzindo o desmatamento e enfim, mostrarmos para o mundo que estamos fazendo de bom com nossas florestas”, destaca o presidente do Congresso e diretor de pesquisa do SFB, Joberto Veloso de Freitas. No campo da pesquisa florestal, o país triplicou, nas últimas décadas, a área de florestas plantadas com eucalipto e pinus, alavancando o sistema nacional de florestas, conforme explica o chefe-geral da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede.
A organização local do evento está sob responsabilidade do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Embrapa, com parceria da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Interact Comunicação, e apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação Agricultura (FAO), Prefeitura Municipal de Curitiba, Curitiba Convention&Visitors Bureau e Fundação Eliseu Alves. A IUFRO reúne cerca de 15 mil pesquisadores, ligados a 700 organizações de mais de 110 países.