Sala de Imprensa

Klabin: investimento cada vez maior na preservação da água nas operações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A política de sustentabilidade da Klabin engloba toda a cadeia produtiva, desde a manutenção das florestas, passando pelos processos operacionais até o produto final. É de extrema importância para a empresa a preservação da água, um dos insumos principais para a produção de papel e celulose e essencial para o desenvolvimento sustentável da área florestal. Seja pela redução da água captada ou pela reutilização dos efluentes, o foco da companhia é reduzir cada vez mais o consumo da matéria-prima. Em 16 anos, a companhia já diminui em 43% o consumo de água.
 
Como parte das iniciativas, a empresa lançou, no final do ano passado, os “Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável” (KODS), um conjunto de 23 metas que abrange temas diversos, entre eles a água. Dentre os compromissos assumidos está o de reduzir em 20% o consumo específico de água nas operações industriais por tonelada de produto e contribuir com ações para as localidades onde a companhia atua com o objetivo de aumentar a segurança hídrica territorial. 
 
Além disso, a Klabin integra Comitês de Bacia Hidrográfica como do Rio Tibagi, no Paraná, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas, em Santa Catarina, entre outros, participando ativamente das discussões sobre o uso de água, dos planos de recursos hídricos e do estabelecimento de mecanismos para cobrança do uso da água. A empresa também possui um programa para as Microbacias e Hidrossolidariedade no Estado paranaense, que é um planejamento florestal que avalia os impactos das operações no meio ambiente e nas comunidades, trazendo parâmetros para indicar medidas mitigatórias, integrando a produção aos cuidados com a biodiversidade e a redução de impactos sociais. O projeto consiste em identificar as melhores práticas de manejos florestais para eliminar ou diminuir os impactos em bacias hidrográficas.
 
Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, a companhia participou, em 2019, da iniciativa El Água nos Une da Rede Latino-Americana, que atua na gestão empresarial de recursos hídricos e desenvolveu a pegada hídrica de celulose da Unidade Puma seguindo a ISO 14.046: 2014.