Sala de Imprensa

Klabin desenvolve ferramenta tecnológica inovadora que auxilia no planejamento de estradas florestais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin consolidou este ano os resultados de sua ferramenta de planejamento de estradas florestais, após três anos em utilização na fase de teste. A iniciativa é um projeto pioneiro da Companhia no Brasil e apresentou um retorno de investimento de 5800%, convertendo 450 hectares de estradas em áreas de efetivo plantio, ao mesmo tempo que foi reduzindo o potencial erosivo destas áreas, trazendo mais produtividade e ganhos ambientais.

O sistema tecnológico criado pela empresa com o parceiro de negócios, Opt Geosolutions, e batizado como Ferramenta de Planejamento de Estradas, simula cenários físicos e financeiros de estradas florestais a partir da compilação de mais de 80 indicadores e de mapas temáticos e interativos. Os inputs da ferramenta consideram características físicas do terreno e da floresta, como gênero e volume de madeira, usos do solo, declividade e estradas existentes, para que a resposta gerada seja concisa com as condições reais do terreno.

Deste modo, a Klabin consegue refinar o planejamento de estradas, otimizando o tempo de análise e diminuindo desvios entre planejado e executado, já que com o grau de refino dos resultados é possível identificar quais são os melhores desenhos de estradas, considerando as premissas operacionais da Companhia.

Antes do desenvolvimento da ferramenta, o planejamento de estradas florestais era feito de forma manual, com a utilização de mapas impressos e visitas de validação a campo. Após a implantação do novo sistema, as validações em campo se tornaram mais ágeis e assertivas, com as respostas da análise apontando as áreas mais críticas para serem analisadas na visita. Juntamente com a implantação da ferramenta, os colaboradores foram capacitados para operar e interpretar de forma analítica as respostas dadas por ela, reforçando a tecnologia como ferramenta do colaborador.

“O desenvolvimento reforça o pioneirismo da Klabin em levar a transformação digital para o campo, fortalecendo a inovação como direcionador de seus negócios. Com o sistema, conseguimos analisar pelo computador de forma mais rápida, as áreas para construção de estradas florestais e sua viabilidade, economizando tempo e recursos”, afirma Darlon Orlamunder, diretor de Operação Florestal da Klabin.

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
 

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.