Sala de Imprensa

Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina divulga os vencedores do 22º Prêmio Fritz Müller

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou, nesta semana, os vencedores do 22º Prêmio Fritz Müller, premiação que tem por objetivo reconhecer as empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no Estado. Duas associadas à Apre – WestRock e Klabin – estão entre as premiadas.

Com o projeto “O Poder do Manejo de Florestas Plantadas: Conservação de recursos hídricos e preservação de nascentes nas florestas”, a WestRock venceu a categoria “Conservação de Insumos de Produção (Água)“. Já a Klabin foi escolhida em duas categorias: “Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre“, com o projeto “Monitoramento da Vida Silvestre em Áreas de Alto Valor para a Conservação –AAVCs”; e “Educação Ambiental“, com o projeto “20 anos de Programa Klabin Caiubi de Educação Ambiental”.

Premiação

A solenidade de entrega da premiação está prevista para o dia 03 de dezembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Vale destacar que, devido à pandemia, o evento de premiação cumprirá rigorosamente as regras sanitárias, respeitando o distanciamento social com capacidade de número de pessoas limitada, uso obrigatório de máscara, e também ocorrerá em formato híbrido, com transmissão on-line para os convidados.

Sobre o Prêmio Fritz Müller

Concedido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Prêmio Fritz Müller é o principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina. O nome do Prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza.

O Prêmio Fritz Müller é destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável. Podem participar empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, institutos e organizações que atuam em Santa Catarina, com projetos desenvolvidos no estado.

A 22ª edição do Prêmio Fritz Müller é realizada pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio do IMA e conta com o apoio da FIESC.

Confira abaixo a lista dos premiados desta edição:

Categoria: Agricultura Sustentável
Epagri
Projeto: Sistema de Produção Integrada de Tomate Tutorado (SISPIT)

Conservação de Insumos de Produção (Água)
Westrock
Projeto: O Poder do Manejo de Florestas Plantadas: Conservação de recursos hídricos e preservação de nascentes nas florestas WestRock

Conservação de Insumos de Produção (Energia)
General Motors
Projeto: Iniciativas Sustentáveis de Energia – Fábrica GM Joinville

Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre

Klabin
Projeto: Monitoramento da Vida Silvestre em Áreas de Alto Valor para a Conservação –AAVCs

Educação Ambiental

Klabin
Projeto: 20 anos de Programa Klabin Caiubi de Educação Ambiental

Gestão Ambiental
Florestal Gateados
Projeto: Um sistema de gestão a favor do Meio Ambiente

Gestão Socioambiental
BMW do Brasil
Projeto: Um destino nobre para excedentes de produção

Projetos de Pesquisa
Embrapa Suínos e Aves
Projeto: SGAS – Software de Gestão Ambiental da Suinocultura

Reciclagem
BMW do Brasil
Projeto: Ciclo Fechado para o Selante de PVC

Recuperação de Áreas Degradadas

Apremavi
Projeto: Projeto Restaura Alto Vale

Resíduos Sólidos
Schulz Compressores
Projeto: Aterro Zero

Tratamento de Efluentes
Itapoá Terminais Portuários
Projeto: Gestão de água não potável – inovação e tecnologia no tratamento de efluentes

Turismo Ecológico e Sustentável
Prefeitura de Camboriú
Projeto: Roteiro de Ecoturismo Camboriú

Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza

A premiação também reverencia uma personalidade que seja destaque na atuação ambiental em Santa Catarina. O nome do prêmio é uma homenagem ao cientista Raulino Reitz, fundador da extinta FATMA e uma referência na preservação da natureza catarinense.

A personalidade escolhida para receber o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza nesta edição foi o professor Arlindo Philippi Júnior, titular da faculdade de saúde pública da USP.

Arlindo Philippi Jr é engenheiro civil (UFSC), sanitarista e de Segurança do Trabalho (USP); mestre em Saúde Ambiental e doutor em Saúde Pública (USP). Pós-doutorado em Estudos Urbanos e Regionais (MIT- EUA). Livre-Docente em Política e Gestão Ambiental (USP). Foi membro Titular do Conselho Técnico Científico do Ensino Superior na Capes, membro Titular do Conselho Superior, coordenador da Área Interdisciplinar e da Área de Ciências Ambientais, bem como, diretor de Avaliação.

Também foi finalista do Prêmio Jabuti em 6 edições, sendo agraciado com três prêmios, com obras publicadas pela Editora Manole; exerceu funções de direção na Cetesb, no Ibama e na Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo. Atuou na Coordenação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia e foi membro do Conselho do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

É professor titular do Departamento de Saúde Ambiental, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública, pró-reitor e adjunto de Pós-Graduação e prefeito da USP (Campus Capital). É Membro do Conselho de Orientação do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP (INCLINE) e atua na coordenação do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Imagem: Divulgação Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA)