Sala de Imprensa

Inmetro inicia projeto para produção de nanomaterial a partir de biomassa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O Inmetro assinou, no início de junho, uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para o início de pesquisa na área temática de obtenção e caracterização de nanomateriais de carbono a partir de lignina, para aplicações tecnológicas e industriais, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Intitulado “Uso de fontes renováveis para fabricação de óxido de grafeno e aplicação em nanocompósitos poliméricos”, o projeto será conduzido no Inmetro, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e foca no estabelecimento de uma nova rota de síntese para produção de nanomaterial análogo ao óxido de grafeno a partir de rota verde, sem a utilização de solventes tóxicos e agressivos e utiliza como matéria-prima a lignina, subproduto da indústria do papel. O projeto com fomento de R$ 1.9 milhões foi concedido pela Finep.

Por ser desenvolvido no Inmetro, o projeto focará também no estabelecimento de rotinas de caracterização e aplicação do “biografeno” em compósitos poliméricos. A UFJF, por sua vez, contribuirá com a caracterização mecânica, morfológica, estrutural e térmica dos materiais produzidos.

“Vale destacar que esse projeto está dentro da temática do painel setorial promovido pelo Inmetro no dia 13/04/2022 e já consiste num desdobramento das parcerias do Inmetro com o setor produtivo, universidades e start-ups”, comentou Joyce Araújo, chefe substituta da Divisão de Metrologia de Materiais (Dimat).

Foto: Divulgação Tecpar