Sala de Imprensa

Ibá marca presença no XV Congresso Florestal Mundial, da FAO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Entre os dias 02 e 06 de maio, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) reforçou o protagonismo do setor de árvores cultivadas no mundo, com uma forte participação no XV Congresso Florestal Mundial, organizado pela FAO (Organização para Alimentação e Agricultura), órgão da ONU, realizado em Seul, na República da Coréia. O evento teve como tema principal “Construindo com as florestas um futuro mais verde, saudável e resiliente” e reuniu mais de 12 mil participantes, entre presenciais e remotos, de aproximadamente 44 países durante cinco dias. Nas apresentações da Ibá, destaque para temas como mudanças climáticas, recursos hídricos, biodiversidade, ESG, inclusão e diversidade, defesa florestal, dentre outros assuntos muito trabalhados pelo setor.

A associação realizou o lançamento mundial do Caderno de Biodiversidade do Setor de Árvores Cultivadas 2022 e também a apresentação, para o público internacional, do Relatório sobre Desempenho na Gestão de Recursos Hídricos. Além disso, a entidade compartilhou sua experiência na agenda da capacitação em diversidade e inclusão, tal como vem realizando com as empresas associadas e entidades parceiras no Brasil, em prol da criação de um ambiente no setor com mais equidade e oportunidades.

Os representantes da Ibá foram convidados para representar o setor em eventos paralelos, mesas redondas, moderar debates, apoiar na organização de diversas discussões e outras atividades do Congresso. Foram, ao todo, oito eventos, entre plenárias principais, side events e reuniões de alto nível.

Aproveitando o encontro global, o ICFPA (International Council of Forest and Paper Associations) realizou, no dia 30 de abril, a sua reunião anual da diretoria. Na mesma data, o ACSFI (Advisory Committee on Sustainable Forest-based Industries), órgão estatutário da FAO composto por executivos internacionais do segmento privado do setor de florestas, igualmente reuniu seu Conselho Deliberativo, em agenda que foi presidida pelo Embaixador José Carlos da Fonseca Jr. Além dessas atividades paralelas ao WFC, a equipe da Ibá cumpriiu densa agenda de reuniões e contatos com várias lideranças do setor, inclusive membros do TFD (The Forests Dialogue), com dirigentes de sistemas internacionais de certificação florestal, como FSC e PEFC, além de representantes de ONGs e do meio acadêmico.

Confira abaixo um resumo:

Abertura

Na segunda-feira, 2, foi realizada a abertura do XV Congresso Florestal Mundial, organizado em Seul, Coreia do Sul. A cerimônia a contou com a presença do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in; diretor-geral da FAO, Qu Dongyu; presidente da Associação Internacional dos Estudantes Florestais, Magdalena Jovanovi; Princesa da Jordânia, Basma Bint Ali; e o ministro do Serviço Florestal da República da Coreia Byeong–am Choi.

Neste primeiro dia, a Ibá lançou internacionalmente seu relatório de água em evento paralelo. A associação ainda participará ativamente de discussões sobre biodiversidade, quando lançará o primeiro Caderno de Biodiversidade do setor de árvores cultivadas; manejo florestal sustentável; o papel das florestas na retomada pós-Covid; biossegurança e diversidade.

Evento sobre água

A Ibá organizou evento paralelo sobre gestão da água, em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) e o Diálogo Florestal. O evento atraiu a atenção de diversos perfis de profissionais, como associações, empresas florestais, arquitetos e representantes governamentais, como o Ministério Florestal de Fiji.

Também compareceram os dirigentes de entidades congêneres da Ibá na África do Sul, Jane Molony; EUA, Heidi Brock; e no Canadá, Derek Nighbor, este também presidente do ICFPA. Além da audiência presencial em Seul, houve participação online, com pessoas de diversas partes do mundo.

Na oportunidade, foi realizado o lançamento internacional do relatório de desempenho sobre gestão da água no setor de árvores cultivadas, intitulado “Cuidar da água é cuidar do futuro de todos”. Camilla Marangon, da Ibá, esteve à frente da apresentação do material que conta com 15 KPIs corporativos, florestais e industriais. Em sua fala, destacou o Código Florestal Brasileiro como um grande diferencial e ativo do país para a conservação da água.

Este é um setor que planta, colhe e replanta em 9,5 milhões de hectares e destina outros 6 milhões de hectares para conservação. Trata-se de uma indústria que trabalha de maneira responsável, aliando manejo sustentável e cuidado com a água ”, afirmou Camilla Marangon.

Também falaram Jane Molony (diretora executiva da Associação dos Produtores de Papel da África do Sul) apresentou estratégias para gestão da água no contexto das mudanças climáticas, em pais com severas restrições hídricas; Professor Silvio Ferraz (IPEF/ESALq), que sintetizou conclusões científicas sobre os efeitos das plantações quanto ao uso da água; apresentou estrutura analítica que relaciona a intensidade do manejo e as condições locais com distintos níveis de impacto nos recursos hídricos; e, por fim, definiu a abordagem para aumentar a resiliência das plantações, com destaque para o plantio em mosaico, em perspectiva de desenho que se amolde a cursos e corpos d’água; e Liz Felker (The Forests Dialogue – TFD), que apresentou a metodologia de diálogo adotada pelo TFD para discutir linhas de fratura e promover mudanças, com foco na Iniciativa de Água, que será lançada ainda esse ano, sob a liderança da Ibá, bem como outras iniciativas sobre plantações.

Lançamento do Estado das Florestas do Mundo

Durante o Congresso, foi lançada a edição de 2022 do documento Estado das Florestas do Mundo, intitulado “Caminhos florestais para recuperação verde e construção de economias inclusivas, resilientes e sustentáveis”. O documento, produzido pela FAO, buscou na literatura evidências cientificas da contribuição das florestas para a sociedade e na diminuição dos impactos caudados pela pandemia do COVID-19.

O documento da FAO está disponível neste link.

Parcerias e colaboração para o manejo florestal sustentável

A Ibá participou duplamente do evento organizado pela UNFF, com o Embaixador José Carlos da Fonseca Jr. e Nathália Granato. José Carlos apresentou o case de sucesso da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura, da qual é co-facilitador, no contexto dos desafios da região Amazônica e da imagem reputacional do Brasil no exterior. O executivo dividiu o painel com o Embaixador Everton Vargas, que apresentou o panorama do Estado do Pará.

Nathália, por sua vez, apresentou o pôster com as contribuições do setor para as metas do clima, metas da UNFF e para os SDGs. O evento contou ainda com a participação de Milagre Nuvunga, relatando o case de sucesso do The Forests Dialogue, e Ana Belén Noriega, do PEFC Espanha, que contou sobre o potencial das florestas para a indústria da moda.

Recuperação pós pandemia

Embaixador José Carlos da Fonseca Junior, diretor executivo da Ibá, esteve em painel que discutiu o potencial das florestas na recuperação da economia e da sociedade no contexto pós-pandemia. O Embaixador destacou que a rapidez da Ibá em demonstrar a essencialidade da indústria florestal no Brasil foi chave para manter as operações funcionando com segurança. Ele refletiu sobre a necessidade do setor fazer parcerias para melhor promover seus benefícios climáticos, e, por fim, destacou a ampla gama de inovações em novos produtos que estão alavancando ainda mais a presença das florestas na bioeconomia.

Participaram do evento a deputy director-general da FAO, Maria Helena Semedo, que destacou que investir em florestas é investir na prevenção de novas pandemias, e a economista líder da TNC, Priya Shyamsundar, que explorou o potencial dos pequenos produtores na restauração, destacando a posição do Brasil no primeiro lugar no ranking de países com mais áreas com potencial para restauração.

Encontro com dirigentes do PEFC e do FSC

Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., Nathalia Granato e Camilla Marangon estiveram com o novo presidente do Conselho do PEFC internacional, Eduardo Rojas, que assumiu em novembro de 2021. A Ibá mencionou as oportunidades que os novos investimentos do setor no Brasil podem representar para o PEFC e reiterou apoio ao processo de transição do Cerflor, informando que as revisões no quadro normativo estão a todo vapor e serão entregues com qualidade e em tempo hábil para o reconhecimento internacional.

Eduardo confirmou viagem para a América do Sul, em setembro, e a Ibá se colocou à disposição para apoiar na programação. O executivo informou ainda que o conselho deliberará, em sua próxima reunião (paralela ao Members’ Meeting, em 09 a 12/05, em Dublin), sobre a contratação do novo CEO do PEFC.

A Ibá também se reuniu com Kim Carstensen, diretor-geral do FSC Internacional. Durante o encontro, Kim ouviu as principais preocupações com relação ao Framework de Remediação, mais especificamente com a necessidade de remediação de conversões realizadas por terceiros para inclusão de áreas convertidas no escopo da certificação. Tal requisito não é viável frente a complexidade e aos custos de remediação impostos no Framework. A Ibá defendeu para o FSC de que, para fechar o ownership loophole de maneira justa, é preciso construir um Framework operacionalmente viável, mas ainda assim orientado para a entrega de resultados de restauração e conservação dignos de operações FSC.

O diretor do FSC ainda confirmou Reunião Regional e uma Reunião de Plantações, na semana de 8 de agosto, para refinar os entendimentos e os textos das moções, como preparação para a Assembleia Geral. A Ibá confirmou disposição de participar, em nome do setor.

Sobre Intensificação Sustentável, Conselho do FSC se reunirá em 19/05 para decidir a composição do Painel de Especialistas, que desenvolverá o Projeto de Aprendizagem em OGM. No próximo mês, o FSC coletará com seus membros, informações práticas sobre os impactos positivos sociais e ambientais da Intensificação Sustentável e a Ibá foi convidada a participar.

Reunião com a IUFRO

A Ibá esteve com Alexander Buck, diretor executivo da IUFRO (União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal) e Daniel Boehnke, gerente de projeto. Um dos temas discutidos foi a importância de fortalecer a sinergia e cooperação entre pesquisadores e as demandas do setor privado. A IUFRO recentemente oficializou uma parceria com a empresa Mondi com foco em adaptações de manejo florestal às situações geradas por mudanças climáticas e mudanças sociais. A entidade pretende ampliar essa parceria para outras empresas, em diferentes países. O diretor executivo da Ibá, Embaixador José Carlos Fonseca, colocou a Ibá à disposição para promover maior aproximação da IUFRO com entidades representativas do setor privado, como ICFPA e ACSFI.

O próximo Congresso Mundial da IUFRO será realizado em Estocolmo, em 2024. Alexander convidou a Ibá a fazer parte do evento e a liderar discussões, junto a diferentes atores, em tema importantes para o setor florestal, assim como a associação fez durante o último congresso realizado em 2019, em Curitiba,

Painel sobre biossegurança florestal

A Ibá participou do side event “Biosegurança florestal como responsabilidade compartilhada: uma visão global”, organizado pela FAO, USDA e ACoFo. Patrícia Machado, gerente de Bioeconomia e Assuntos Florestais, apresentou aos participantes como o setor brasileiro de árvores cultivadas vem trabalhando cooperativamente com institutos de pesquisa e o governo na proteção florestal.

Participaram também do evento o Ministro da Indústria Primaria da Nova Zelândia, pesquisadores de universidades da Austrália e de Gana, bem como representantes da FAO e IPPC (Internacional Plant Protetion Convention).

O controle de pragas e doenças florestais exige o engajamento de todos os atores, desde cidadãos até representantes dos governos. Nesse sentido, a FAO está desenvolvendo um road map para um guia global contendo estratégias para engajar e aumentar a consciência do publico sobre os potencias riscos sociais, econômicos e ambientais associados à biossegurança florestal.