Já está no ar o Relatório Anual 2021 da Ibá, referente a 2020, desenvolvido em parceria com o IBRE/FGV, que apresenta os indicadores do setor de árvores cultivadas, mostrando a relevância e os impactos desta importante e sustentável cadeia produtiva, seja por seus produtos, pelos investimentos em ações socioambientais nas comunidades ou pelas oportunidades de emprego e renda que gera em regiões distantes de grandes centros.
Com faturamento de R$ 116 bilhões, o setor planta, colhe e replanta. Plantamos 1 milhão de árvores por dia para fins industriais. São 9,55 milhões de hectares de áreas para produção no país, ao mesmo tempo o setor conserva outros 6 milhões de hectares de mata natural, uma área maior do que o Estado do Rio de Janeiro. Não há nenhum outro setor produtivo com tamanha área de conservação.
Este é um setor presente em mil municípios no Brasil, atuandoem regiões historicamente com baixo dinamismo econômico e em áreas previamente degradadas. São mais de 1,6 milhão de pequenos produtores participantes de programas de fomento florestal.
Esta cadeia de valor e seus produtos são a melhor escolha para o hoje e amanhã.