Sala de Imprensa

Ibá divulga iniciativas de Avistamentos de Fauna e Flora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Para encerrar o mês dedicado ao Dia Internacional da Biodiversidade, o Ibá Digital traz iniciativas de Avistamentos de Fauna e Flora, com destaque para programas e ações de monitoramento com colaboradores e comunidades, destacando a importância dos flagrantes das espécies presentes nas florestas brasileiras e, por vezes, ameaçados de extinção, e que encontram refúgio em áreas do setor. Além disso, a Ibá fez uma ação especial nas redes sociais divulgando imagens de avistamento, rendendo muito engajamento com o público e mais de 150 posts com a hashtag #NossaFlorestaTem. 

O setor de árvores cultivadas acredita em uma produção aliada com a conservação e, para isso, investe em relevantes práticas em prol da biodiversidade e do meio ambiente. 

Confira abaixo os destaques de algumas empresas associadas à Apre divulgados pela Ibá:

Klabin: monitoramento de animais faz parte das ações da Klabin em prol da preservação da biodiversidade

A conservação do meio ambiente faz parte das premissas de atuação da Klabin e, neste sentido, merece destaque o monitoramento da fauna, que permite o acompanhamento de diversas espécies de animais que habitam nos hectares das florestas.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra da Farofa, em Santa Catarina, realiza pesquisas e monitora animais na área da Mata Atlântica na região. O Centro de Interpretação da Natureza (CINAT), localizado dentro da RPPN, recebe pesquisadores, que acompanham a fauna e avistam animais do bioma. Em 2017, foi possível registrar, pela primeira vez, um anfíbio raro e ameaçado de extinção, a Perereca-de-vidro. No mesmo ano, a equipe da Klabin avistou, na área florestal da RPPN Fazenda Monte Alegre, no Paraná, uma onça-pintada, a Panthera Onca, ameaçada de extinção e que não era vista há mais de 20 anos na região. O registro foi realizado em conjunto com a Consultoria Casa da Floresta, a partir de câmeras fotográficas noturnas. 

A identificação destas espécies indica os benefícios do mosaico florestal. O trabalho de monitoramento dos animais também é realizado no Parque Ecológico Klabin (PEK), no Paraná, com o acompanhamento de espécies de fauna e flora, com as câmeras armadilhas ou câmera trap, observando e identificando quais e quantas espécies de animais existem naquele bioma, bem como a disponibilidade de alimentos. O trabalho do PEK também é voltado para a conservação da diversidade biológica, reabilitação de animais, preservação de espécies silvestres ameaçadas de extinção, desenvolvimento de pesquisas científicas e apoio a projetos de educação ambiental. 

No Dia Internacional da Biodiversidade (22/05) foi lançado o site oficial do PEK, possibilitando visita virtual ao local, com vista panorâmica de 360º, por meio do qual é possível conhecer os 180 animais de 50 espécies que vivem ali, como o puma, o veado-bororó-do-sul e a anta brasileira.

TTG Brasil: coleta de dados para registro de avistamentos

Recentemente, a empresa adotou a ferramenta de coleta de dados Survey 123 do ArcGIS, para registrar os avistamentos de fauna em campo com o uso de smartphones e/ou tablets mesmo sem conexão com a internet. Desta forma, a equipe de Vigilância Patrimonial e os colaboradores internos podem apontar qualquer animal avistado em campo, seja por registro visual ou por vestígios de fezes e pegadas. Em 2020, durante a aplicação, foram registrados mais de 500 avistamentos de fauna, entre eles espécies como Lobo Guará e Anta, além de outras que são vulneráveis ou ameaçadas de extinção. As informações levantadas são registradas no Power BI e apresentadas como indicador de manejo adequado durante as auditorias de manutenção do certificado do FSC.

WestRock: cerca de 143 espécies de animais avistadas nas áreas florestais

O manejo florestal sustentável conserva habitats naturais onde animais e plantas vivem e se reproduzem. Por meio do monitoramento de biodiversidade, realizado periodicamente há mais de 26 anos, a WestRock protege espécies que habitam as florestas. Ao longo desses anos, já foram identificadas 355 espécies de fauna e 239 espécies de flora, sendo que, pelo menos, 33 espécies de fauna e flora preservadas em florestas são ameaçadas de extinção. 

Para ampliar a base de dados e coletar ainda mais informações sobre os animais e plantas, há instruções para avistamentos de espécies, que são realizadas por funcionários e terceiros. Os funcionários são orientados, por meio de Diálogos Diários de Segurança e treinamentos, a reportarem quando avistam um animal por meio de formulário online ou pelo sistema de meio ambiente. A partir disso, são geradas bases de dados e gráficos para o acompanhamento das informações. 

Nas áreas florestais, desde 2019 já foram avistados 143 espécies de animais como bugios, jacus, quatis, veados, gralhas e siriri. A iniciativa incentiva os funcionários a colaborarem com o monitoramento das espécies durante suas rotinas de trabalho, pois esse engajamento contribui para que os registros continuem ocorrendo de forma constante.

Guararapes: jaguatirica e veado são avistados nas florestas da empresa

A empresa Gguararapes flagrou a jaguatirica na Fazenda Pinaré I, localizada no município de Cruz Machado (PR). O registro desta espécie é muito importante, já que trata-se de um felino com poucas populações remanescentes na Mata Atlântica.

Além desse animal, também teve registro de um veado, considerada uma espécie-chave em muitos sistemas florestais, como um importante elo da cadeia alimentar.

Eestes são alguns dos resultados do trabalho que integra as ações de monitoramento que as empresas do setor de árvores cultivadas realizam em suas áreas. Conservação e produção podem andar lado a lado!