Sala de Imprensa

Ibá destaca projetos de Educação Ambiental nas empresas florestais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Na edição de junho do boletim Ibá Digital, a entidade destaca as práticas e ações realizadas pelo setor florestal com alunos, crianças, adultos, colaboradores e comunidade, além de parcerias com outras organizações, que demonstram como contribuir para a conservação do meio ambiente.

Confira abaixo os destaques de algumas empresas associadas à Apre divulgados pela Ibá:

Investir em educação ambiental é compromisso na Klabin

A sustentabilidade é a criação contínua de valor e um dos propósitos da companhia é desenvolver programas ambientais e socioeducativos nas comunidades onde está inserida, contribuindo para a preservação do planeta. O Programa Klabin Caiubi, parceria da empresa com as Secretarias Municipais de Educação, é realizado em Paraná, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Sul e oferece capacitação aos professores da rede municipal, para disseminar informações e conceitos de conservação ambiental. Por conta da pandemia, desde o ano passado, o projeto foi adaptado para um modelo virtual.

Outra iniciativa organizada é o Programa de Apoio à Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, parceria entre Klabin e Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi, que apoia a gestão de resíduos sólidos: Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Telêmaco Borba e Tibagi, municípios no Paraná. A companhia realiza um diagnóstico da cadeia de resíduos e formula um plano de ação para cada município. A partir disso, a Klabin fornece estrutura e equipamentos, barracões e caminhões de coleta, além de atuar na capacitação de catadores e na formação de associações ou cooperativas. O programa  promove a capacitação de professores e coordenadores pedagógicos para que os conceitos de coleta seletiva e reciclagem sejam trabalhados entre os alunos durante o período escolar.

Já o Programa Klabin Semeando Educação atua na melhoria dos resultados de índices oficiais, como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), contribuindo também para a meta do ODS 4 – Educação com Qualidade. As atividades são desenvolvidas em parcerias municipais e a companhia oferece capacitação para a gestão escolar, fomentando oportunidades que aumentem qualidade da educação pública e a tornem mais equitativa e inclusiva. O programa, que atua em quatro frentes de trabalho – Gestão Educacional, Formação Pedagógica, Recursos e Infraestrutura e Práticas Avaliativas -, já alcançou evolução média de 23% no IDEB das escolas estaduais de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú. Ao todo, 243 escolas são beneficiadas, com 38 mil alunos, em 14 municípios: Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Tibagi, Reserva, Curiúva, Sapopema, Ventania, Jaguariaíva e Rio Branco do Ivaí, no Paraná; Otacílio Costa, Correia Pinto e Lages, em Santa Catarina; e Goiana, em Pernambuco.

Os programas promovem a disseminação de conhecimento a fim de contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes e reforçam os compromissos assumidos pela empresa no KODS, os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, alinhados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

TTG Brasil: Projetos de Educação Ambiental

A educação ambiental é um processo que valoriza as diversas formas de conhecimento e habilidades e forma cidadãos com consciência local e globalizada. Os Programas de Educação Ambiental (PEA) realizam ações educativas para os públicos interno e externo quanto aos impactos, riscos e medidas de controle ambientais adotadas pelas empresas, possibilitando a compreensão e a participação do público na gestão ambiental.

Em 2020, em decorrência da pandemia, não foram executadas todas as ações socioambientais previstas. Foram realizados aproximadamente 30 encontros com os públicos, atingindo 482 pessoas com programas socioambientais da TTG Brasil.

Em 29 de abril de 2017, entrou em vigor a Deliberação Normativa nº 214, de 26 de abril de 2017, do Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam – que estabelece as diretrizes para a elaboração e a execução dos Programas de Educação Ambiental no âmbito dos processos de licenciamento ambiental no Estado de Minas Gerais. Em agosto de 2020, a DN 214 foi alterada pela Deliberação Normativa nº 238 que trouxe novas diretrizes para Programa de Educação Ambiental com melhores delineamentos conceituais.

O DSP – Diagnóstico Socioambiental Participativo é uma importante ferramenta no processo de identificação de potencialidades, fragilidades e vocações regionais, assim como expectativas, anseios, percepções e temas de interesse. Para à realização das atividades do PEA, a TTG Brasil mantém o equilíbrio entre a segurança necessária em função da pandemia e o retorno das atividades junto ao público interno. Definiu um espaço aberto seguro, protegendo os envolvidos nas atividades, e utilizando apresentação projetada, exposta e preenchida à medida que os participantes foram interagindo. Foram criadas novas metodologias participativas utilizando os recursos digitais a fim cumprir os objetivos da legislação e manter a integridade dos dados e a co-criação do PEA.

Nosso Papel no Mundo, o jogo de Sustentabilidade WestRock

Com o objetivo de explorar a comunicação e o engajamento de diversos stakeholders com sustentabilidade, a empresa procurou diferentes formatos de impactá-los.

Uma das iniciativas foi desenvolver um jogo de cartas dinâmico e educativo, com conteúdo voltado à educação nos três pilares do desenvolvimento sustentável: ambiental, social e econômico, abordando conceitos que são elementos da narrativa de sustentabilidade da empresa, como florestas, papel e embalagens de papelão, boas práticas sustentáveis, economia circular, diversidade e inclusão, além dos 5Rs® de Sustentabilidade WestRock, buscando trazer mais informações, provocar reflexões e divertir os participantes.

O jogo possui cartas de ação como: coringa, comprar cartas, pular para o próximo jogador, para instigar e engajar os jogadores ao longo da partida. As cartas negativas são relacionadas a ações que impactam negativamente a sustentabilidade, como: desperdiçar recursos naturais, comprar produtos piratas, não separar resíduos para a coleta seletiva. Já as ações positivas são bonificadas pelo jogo, possibilitando que os jogadores compreendam que qualquer ação no dia a dia impacta o nosso futuro, de maneira positiva ou negativa.

Em 2020, todos os funcionários WestRock Brasil receberam uma unidade do jogo, além de serem distribuídos aos 600 educadores participantes do programa Juntos Pela Educação – projeto WestRock de assessoria educacional para as escolas do Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina.

Foto: TTG Brasil