Sala de Imprensa

Funpinus realiza treinamento para seleção de híbridos para produção de madeira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Técnicos da empresa Pinara participaram, na sexta-feira (24/06), em Ribeirão Branco/SP, de um treinamento do Funpinus (Fundo Cooperativo para Melhoramento de Pinus). Em pauta, a seleção de madeiras em povoamentos de híbridos de Pinus elliotti x Pinus caribaea var hondurensis. Os técnicos foram orientados para seleção de diversos caracteres fenotípicos. O treinamento foi ministrado pela pesquisadora Ananda Aguiar, da Embrapa Florestas, e pelo consultor Jarbas Shimizu. O Funpinus congrega dez empresas florestais para apoiar o Projeto Cooperativo de Melhoramento de Pínus (PCMP), com o objetivo selecionar e desenvolver genótipos de Pinus spp. de alta produtividade para madeira e resina.

A criação do PCMP partiu de uma iniciativa da Embrapa Florestas, da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e de várias empresas de base florestal. Até o momento, dez empresas fazem parte do Projeto: Águia Florestal Indústria de Madeiras Ltda., Amata Brasil, Agroflorestal Campo Alto S/A, Florestal Gateados, Florestal Rio Marombas Ltda., FRP Florestal – Grupo Berneck, Pinara Reflorestamento e Administração Ltda., Recena – Resinas, Ceras e Óleos Essenciais, Reflorestadora Sincol Ltda., Remasa Reflorestadora S/A, Resinas Brasil.

A participação no Projeto Cooperativo de Melhoramento de Pinus é aberta às empresas de base florestal que tenham interesse no tema.

Foto: Ananda Aguiar