Técnicos da empresa Pinara participaram, na sexta-feira (24/06), em Ribeirão Branco/SP, de um treinamento do Funpinus (Fundo Cooperativo para Melhoramento de Pinus). Em pauta, a seleção de madeiras em povoamentos de híbridos de Pinus elliotti x Pinus caribaea var hondurensis. Os técnicos foram orientados para seleção de diversos caracteres fenotípicos. O treinamento foi ministrado pela pesquisadora Ananda Aguiar, da Embrapa Florestas, e pelo consultor Jarbas Shimizu. O Funpinus congrega dez empresas florestais para apoiar o Projeto Cooperativo de Melhoramento de Pínus (PCMP), com o objetivo selecionar e desenvolver genótipos de Pinus spp. de alta produtividade para madeira e resina.
A criação do PCMP partiu de uma iniciativa da Embrapa Florestas, da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e de várias empresas de base florestal. Até o momento, dez empresas fazem parte do Projeto: Águia Florestal Indústria de Madeiras Ltda., Amata Brasil, Agroflorestal Campo Alto S/A, Florestal Gateados, Florestal Rio Marombas Ltda., FRP Florestal – Grupo Berneck, Pinara Reflorestamento e Administração Ltda., Recena – Resinas, Ceras e Óleos Essenciais, Reflorestadora Sincol Ltda., Remasa Reflorestadora S/A, Resinas Brasil.
A participação no Projeto Cooperativo de Melhoramento de Pinus é aberta às empresas de base florestal que tenham interesse no tema.
Foto: Ananda Aguiar