Aconteceu na última semana, entre os dias 8 e 9 de dezembro, a 14ª edição da Codornada Florestal, tradicional evento do setor madeireiro, que aconteceu no Expocentro de Curitibanos (SC). O encontro reuniu diversos players do setor florestal, desde a cadeia produtiva envolvendo madeireiros e donos da floresta à indústria, incluindo empresas do segmento de fornecimento de equipamentos, serviços e insumos locais, nacionais e internacionais.
O portal Forest Digital divulgou um boletim especial Codornada Florestal, com um resumo das principais palestras. Confira abaixo:
Marcelo Schmid fala sobre perspectivas para mercado florestal no Brasil
Com debates presentes no cenário político nacional, o setor florestal está em alerta para atualizações e mudanças motivadas pela corrida presidencial e embates políticos no Brasil. Por isso, durante o evento, uma das palestras foi dedicada ao tema, com o objetivo de compreender as perspectivas no segmento para os próximos anos. Conduzida pelo mestre em Economia e Política Florestal e sócio diretor do Grupo Index, Marcelo Schmid, o bate-papo trouxe à tona as principais tendências no setor e possíveis rumos que o mercado pode tomar. “Os anos de 2020 e 2021, curiosamente, foram muito bons para o setor florestal. A atividade de consultoria, desenvolvida pelo grupo Index, é um termômetro daquilo que ocorre nesse setor”, disse Marcelo.
“Quando falamos sobre florestas, é no Brasil onde tudo está realmente acontecendo”, diz Claudio Ortolan
Com uma longa carreira no setor florestal, o consultor Claudio Ortolan vê o setor passar por um momento único. De acordo com o especialista, o dinamismo do segmento industrial fez com que o mercado florestal alcançasse um patamar em que os preços remuneram o investimento.
Manejo no plantio de Pinus taeda é tema de palestra
Para quem investe no plantio de Pinus e Eucalipto, as dúvidas sobre densidade de plantio, desbaste, poda, ciclo de produção, períodos corretos para aplicar cada técnica e dúvidas relativas ao manejo das árvores são comuns. E a assertividade na solução de cada etapa é essencial para garantir a maximização do retorno econômico desse investimento. Esse foi o foco da palestra “Manejo multiprodutos para maximização do retorno econômico em plantios de Pinus taeda”, ministrada pelo professor do curso de engenharia florestal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em recursos naturais e manejo florestal, Mário Dobner Júnior.
Debate sobre negócios e cadeia de valor florestal é destaque na Codornada Florestal
As perspectivas do segmento florestal, bem como o futuro dos investimentos no setor, foram tema da palestra “Reflexões sobre negócios e cadeia de valor florestal”, ministrada pelo consultor florestal Claudio Ortolan na 14ª edição da Codornada Florestal, evento que reúne debates e exposições sobre o segmento.
Aumento de produtividade florestal é tema de palestra
Aliar tecnologia e ciência ao conhecimento prático é a receita de sucesso encontrada pelo Engenheiro Agrônomo e Consultor em Florestas Plantadas, Pedro Francio, para aumentar a produtividade em até o dobro no setor florestal.Esses dados e também o caminho para alcançar resultados expressivos foram apresentados na palestra Alta produtividade florestal: inovação e tecnologia, a ciência na prática, ministrada pelo engenheiro.
Controle mecanizado para combater formigas é tema central de palestra da Codornada Florestal
O controle de pragas é sempre uma preocupação e cuidado recorrente na rotina dos produtores e atuantes do mercado florestal. Por isso, nesta quarta-feira (8), as novas tecnologias que auxiliam no combate às formigas cortadeiras em plantações florestais foram tema de palestra do mestre em produção vegetal e especialista em controle de pragas e sistemas agroflorestais Pablo Thiel da Combate Florestal. O conteúdo envolveu quesitos como a gestão da aplicação do controle mecanizado, a geração de informação e eficiência nos resultados.
Foto: Divulgação