Sala de Imprensa

Finalistas do 1º Prêmio APRE Florestas de Jornalismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Está encerrada a fase classificatória do Prêmio APRE Florestas de Jornalismo. Para a diretoria da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), o interesse da imprensa em participar da iniciativa foi um sucesso, com 27 matérias inscritas, divididas nas três categorias previstas – Reportagem escrita, Reportagem de áudio e Reportagem de vídeo. Nessa última, porém, os membros da Comissão Julgadora avaliaram que os trabalhos enviados não atenderam ao primeiro critério de seleção e premiação previsto no regulamento (Fidelidade ao tema central – Florestas plantadas: protagonistas da bioeconomia) ou ao critério de abrangência da matéria jornalística (Paraná). Assim, o prêmio segue com as categorias Reportagem escrita e Reportagem de áudio.

Agora, chegou a hora de conhecer os finalistas do Prêmio APRE Florestas de Jornalismo. Os vencedores serão anunciados no dia 24 de novembro, durante o Jantar Anual da APRE.

Confira abaixo os trabalhos classificados por ordem alfabética de seus autores:

CATEGORIA REPORTAGEM DE ÁUDIO

Jornalistas: Felipe Harmata Marinho e Grasiani Jacomini

Veículo de imprensa: Rádio CBN Curitiba

Título da matéria: Do curativo de nanocelulose às arquibancadas das Olimpíadas no Rio- série especial sobre produtos que são criados a partir de florestas plantadas

Resumo da reportagem: A CBN Curitiba apresenta uma série de três reportagens sobre produtos que a gente nem imagina, mas que têm origem da madeira, mais especificamente a partir de florestas plantadas no Paraná. Mostramos o protagonismo de instituições como a Embrapa Florestas e a Universidade Federal do Paraná no avanço de pesquisas para a criação de produtos a partir de elementos que têm origem na madeira; e iniciativas como a de uma empresa de União da Vitória, que ganhou protagonismo mundial, nas Olimpíadas do Rio.

Na reportagem 1, mostramos a pesquisa que gerou a criação de um curativo produzido a partir da nanocelulose. Na reportagem 2, mostramos como as arquibancadas das Olimpíadas do Rio foram produzidas a partir de madeira de floresta plantada do Paraná. Na reportagem 3, apresentamos pesquisas da UFPR para criar sensores que detectam poluentes e doenças, a partir de lignina e o papel da APRE no desenvolvimento das florestas plantadas.

Jornalistas: Grasiani Jacomini e Joyce Carvalho

Veículo de imprensa: Rádio CBN Curitiba

Título da matéria: Inovação e sustentabilidade na construção civil paranaense

Resumo da reportagem: O conceito de sustentabilidade também está atrelado a setores como o da construção civil. Como é possível inovar e criar estratégias para reduzir os impactos ambientais, potencializar a viabilidade econômica e proporcionar uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras? A CBN Curitiba veiculou a série de reportagens “Inovação e sustentabilidade na construção civil paranaense”, que mostrou iniciativas para ajudar a refletir sobre o tema. Entre as discussões está o uso da madeira plantada aqui do Paraná, o conceito e benefícios do uso de madeira engenheirada, a aplicação e o sucesso das casas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.

Links: Matéria 1; Matéria 2; Matéria 3

Jornalista: Lorena Malucelli Pelanda

Veículo de imprensa: Rádio BandNews FM

Título da matéria: As valiosas florestas plantadas do Paraná                 

Resumo da reportagem: O Paraná é um dos estados com maior área plantada de florestas plantadas do país. O cultivo de espécies, como pinus, é utilizado para a produção de papel, madeira, carvão vegetal, entre outros produtos. Esse é o tema da série especial “As valiosas florestas plantadas do Paraná”.

CATEGORIA REPORTAGEM ESCRITA

Jornalista: Everton Lima                      

Veículo de imprensa: eMóbile

Título da matéria: Do plantio à fabricação – cadeia produtiva de móveis se destaca pela responsabilidade ambiental

Resumo da reportagem: Reportagem mostra que a cadeia de produção dos móveis paranaenses e brasileiros está se adaptando às novas demandas de consumo impostas pela bioeconomia, atendendo às exigências de ESG e do consumidor (nacional e estrangeiro).

Jornalistas: Francielly Azevedo e Lucas Sarzi

Veículo de imprensa: Portal Banda B

Título da matéria: Da floresta para sua casa – produtos que são feitos com madeira reflorestada e você não sabia

Resumo da reportagem: A reportagem fala da importância do setor florestal para a produção de diversos produtos encontrados no nosso dia a dia.

Jornalista: Gabriele Bonat                    

Veículo de imprensa: Gazeta do Povo

Título da matéria: Solo fértil e clima favorável tornam o Paraná protagonista na produção de pinus         

Resumo da reportagem: O protagonismo paranaense na produção de madeira é uma tradição consolidada no estado. O desenvolvimento de florestas plantadas veio do século XX. Com características de boa durabilidade e crescimento mais rápido, a madeira de pinus entrou na indústria para alavancar a produção e a exportação. O solo fértil e o clima favorável também contribuíram para o Paraná deslanchar em área plantada, com mais de 713 mil hectares de pinus, liderando o ranking nacional.

Jornalista: Millena Sartori                    

Veículo de imprensa: g1 Paraná

Título da matéria: 15 anos em um dia – como árvore é transformada em papel na maior plantação de pinus do Brasil que fica no PR

Resumo da reportagem: Com o título “15 anos em um dia: como árvore é transformada em papel na maior plantação de pinus do Brasil que fica no PR”, a reportagem aborda o cenário da produção florestal do Paraná, com dados socioeconômicos e informações sobre os processos produtivos, técnicas e tecnologias empregadas nas florestas e na transformação da madeira em papel.