A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou, recentemente, o relatório “Produtos florestais na bioeconomia global – permitindo a substituição por produtos à base de madeira e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, em tradução livre. Entre outras coisas, o estudo apontou que o desenvolvimento econômico a partir do uso sustentável da floresta é a chave para as mudanças necessárias e urgentes, destacando o papel dos produtos florestais no mundo da bioeconomia e mostrando como a substituição de produtos fósseis por produtos provenientes de florestas plantadas pode ajudar nesse desenvolvimento sustentável.
Ainda segundo o relatório, as florestas e o setor florestal nem sempre são claramente reconhecidos nas estratégias e planos de ação da bioeconomia, mas são componentes importantes de uma bioeconomia circular sustentável. O documento lançado pela FAO também reforça que há uma compreensão crescente de que é necessário repensar o sistema econômico global, e, assim, a bioeconomia surgiu como um conceito para enfrentar desafios, abordando as causas profundas do uso insustentável dos recursos naturais e buscando equilibrar o valor econômico e o bem-estar social com o meio ambiente e a sustentabilidade.
O objetivo do estudo, descrito no resumo de apresentação, “é fornecer recomendações para fortalecer a contribuição da substituição por produtos florestais para o desenvolvimento sustentável”. Para isso, aponta uma visão geral da compreensão da bioeconomia e do papel dos produtos florestais em todo o mundo. Em seguida, apresenta exemplos de produtos florestais convencionais e inovadores, descrevendo como eles se encaixam na bioeconomia, e detalha, de forma quantitativa e qualitativa, os impactos e benefícios ambientais da substituição de produtos baseados em combustíveis fósseis ou por produtos de base florestal. Por fim, os pesquisadores mostram a atual demanda global, a dinâmica de oferta de produtos florestais e o impacto que a substituição pode ter sobre essa dinâmica, bem como as lacunas na cadeia de valor global de produtos florestais e as recomendações e conclusões.
Confira a publicação que a Apre fez sobre o assunto em suas redes sociais:
Verkerk, P.J., Hassegawa, M., Van Brusselen, J., Cramm, M., Chen, X., Imparato Maximo, Y., Koç, M., Lovrić, M., Tekle Tegegne, Y. 2021. The role of forest products in the global bioeconomy – Enabling substitution by wood-based products and contributing to the Sustainable Development Goals. Rome, FAO on behalf of the Advisory Committee on Sustainable Forestbased Industries (ACSFI).
Foto: Reprodução – Capa estudo FAO / Foto da capa: Bates Smart e Peter Clarke