O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, abordou o setor florestal, na coletiva do dia 16 de janeiro, quando apresentou os resultados da balança comercial do agronegócio de 2017.
Como reflexo deste bom resultado, os painéis de madeira foram destaque entre os produtos com recorde de exportação, atingindo 1,03 milhão de toneladas negociadas, o que representou US$326 milhões.
Para Elizabeth de Carvalhaes, presidente da Indústria Brasileira de Árvores – Ibá, este é um resultado que tende a crescer ainda mais. “Este é um caminho sem volta para os painéis de madeira. A produção tem crescido, as vendas domésticas têm atendido à demanda, mas as exportações têm aumentado expressivamente e ficamos muito satisfeitos em observar que a indústria brasileira é competitiva no mercado internacional, atende a todos os critérios técnicos exigidos e atinge níveis tão relevantes a ponto de se destacar na balança comercial. Vale mencionar que a indústria brasileira de árvores plantadas é benchmark mundial, por possuir a maior produtividade do setor (volume de madeira produzido por área ao ano) e a menor rotação (período entre o plantio e a colheita das árvores). A produtividade no país chega a 40 m³ por hectare em um ano, mas entre algumas empresas filiadas à entidade temos índices de produtividade que chegam a até 60 m³ por hectare por ano”.
O Agronegócio foi responsável por grande representatividade nas exportações brasileiras, somando US$96,01 bilhões em 2017, alta de 13% na comparação com o ano anterior.
Fonte: Madeira Total