Dados do Portal Solar Franquias sobre energia solar indicam que a capacidade de geração dos painéis instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos em todo o Brasil passou de 4,7 gigawatts (GW) em janeiro para 7,3 GW no início de novembro. Trata-se de um crescimento de 53%. O aumento na conta de luz dos brasileiros verificado em 2021 é considerado um dos principais impulsionadores da energia solar no país.
Estima-se que a adoção de energia solar nas residências dê conta de reduzir a fatura de luz em, ao menos, 50%, podendo chegar a cerca de 90% em alguns casos. De acordo com o Portal Solar, um projeto básico custa em torno de R$ 15 mil, mas o investimento costuma ser pago em um período de, em média, cinco anos.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), desde 2012 essa fonte de energia já trouxe ao país mais de R$ 60 bilhões em novos investimentos. Ainda, no mesmo período, a geração solar evitou a emissão de 13,6 milhões de toneladas de CO2 pela geração de eletricidade. A fonte solar representa somente 2% da matriz elétrica nacional, mas a previsão é de crescimento nos próximos anos não apenas no Brasil, mas no mundo todo.
Foto: Pixabay