Sala de Imprensa

Economista Bernard Appy debate Reforma Tributária e a modernização do Brasil em reunião do Conselho da Ibá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

O economista Bernard Appy fez palestra sobre a “Reforma do Imposto de Renda e a urgência de uma ampla reforma tributária para modernizar o Brasil.”, na reunião do Conselho Deliberativo da Ibá, uma das mais concorridas, com mais de 100 participantes. 

O presidente do Conselho Deliberativo, Horacio Lafer Piva, abriu a reunião. “Estamos em um desses momentos de oportunidades e perigos. Oportunidade de realizar uma proposta de Reforma Tributária e o perigo de que ela venha torta e com olhar de curto prazo”, disse, lembrando que a Ibá representa o setor de árvores cultivadas para fins industriais, que é comprometido com o longo prazo e que o tema de reforma tributária é fundamental para uma segurança de longo prazo.

Bernard Appy explicou que uma boa reforma deveria partir do princípio de que temos algumas bases sobrecarregadas. Assim, o sistema deve distorcer o mínimo possível à organização da atividade econômica, incentivar o investimento e a geração de emprego, além de preservar a segurança jurídica. “Se for para fazer uma reforma tributária adequada, a prioridade deveria ser reduzir a tributação sobre folha de pagamentos e a tributação sobre o consumo, para permitir a geração consistente de emprego e renda no Brasil”. 

Sobre o mecanismo de taxação de carbono na fronteira (CBAM, em inglês) previsto pela União Europeia no seu plano Fit for 55 (prontos para o 55), Bernard Appy disse considerar que esse tema ainda deve gerar muita controvérsia na OMC.  O CBAM pretende, na lógica europeia, corrigir desníveis entre as ambições climáticas da região e as do resto do mundo, no chamado “vazamento de carbono”, e inicialmente deverá incidir sobre aço, ferro, cimento, fertilizantes, alumínio e eletricidade.

Paulo Hartung, presidente executivo da Ibá, agradeceu aos participantes. “Temos quórum bem elevado nesta reunião, pois o interesse do setor no assunto Reforma Tributária é muito grande”, afirmou. Para interessados, a Ibá irá compartilhar a apresentação do economista Bernard Appy. (Interessados, entrar em contato com mauricio.cazati@iba.org).

Foto: Divulgação Ibá